Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
3 de fev de 2025 às 08:47
O Santuário São Judas Tadeu recebe hoje (3) as relíquias de são Vicente de Paulo, padroeiro das obras de caridade da Igreja, e uma réplica do corpo do santo.
As relíquias são uma costela de são Vicente de Paulo, um fragmento de uma túnica litúrgica usada pelo santo e uma carta escrita por são Vicente de Paulo a santa Luísa de Marillac em maio de 1630.
As relíquias estarão no santuário por ocasião dos 400 anos de fundação da Congregação da Missão de são Vicente de Paulo, também conhecida como lazaristas ou padres e irmãos vicentinos. Segundo o site do santuário, o evento tem o objetivo de promover o crescimento espiritual, o carisma vicentino e vocações.
São Vicente de Paulo foi um sacerdote francês que viveu de 1581 a 1660. Ele fundou a Congregação da Missão em 17 de abril de 1625 em Paris, França. O santo foi canonizado pelo papa Clemente XII em Roma em 16 de junho de 1737.
A Obra Social São Judas Tadeu, do santuário, foi fundada em 24 de setembro de 1944 como Apostolado da Caridade São Judas Tadeu, sucedendo os vicentinos na ajuda aos pobres em São Judas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Por ocasião do ano jubilar de 400 anos de fundação da congregação, o papa Francisco concedeu indulgência plenária aos vicentinos e peregrinos do Brasil que visitarem as relíquias e cumprirem as condições necessárias para recebê-la: confissão sacramental dos pecados com arrependimento sincero, receber a Santíssima Eucaristia na Santa Missa, e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria pelas intenções do papa. Só é possível receber uma indulgência plenária por dia.
As indulgências são sempre aplicáveis a si próprio ou às almas dos defuntos, mas não a outras pessoas vivas.
O padre Edson Friedrichsen, cm (custódio das relíquias), celebra hoje às 17h, a missa de acolhida das relíquias na igreja antiga do santuário, seguida pelo terço de são Vicente de Paulo às 18h, transmitido pelo YouTube, e por uma missa concelebrada pelo padre Friedrichsen na igreja nova do complexo às 19h30.
Amanhã serão celebradas missas na igreja antiga às 7h, 9h, 12h, 15h e 17h. As relíquias e a réplica da imagem estarão disponíveis para visitação depois das missas, a partir das 7h30 até as 17h. Também haverá um encontro de espiritualidade conduzido pelo irmão José Cláudio Nogueira da Silva, da Comunidade Vicentina e pelo padre Edson Friedrichsen, cm, às 10h, e um terço de são Vicente de Paulo às 18h, depois do qual as relíquias e a réplica da imagem serão transferidas para a igreja nova.
O vice-reitor do santuário, o padre Cleiton Guimarães, scj, vai rezar uma missa de despedida na igreja nova, concelebrada pelo padre Friedrichsen, às 19h30.