Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
8 de abr de 2025 às 10:19
O estado de saúde do papa Francisco continua clinicamente estável, com sinais de ligeira melhora na voz e na mobilidade.
Segundo Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, não há “notícias” dignas de nota do ponto de vista médico, mas “sua condição clínica permanece estável”.
Embora a pneumonia bilateral de que o papa sofre ainda persista, ela deve retroceder gradualmente, embora “não haja indicações particulares nos resultados dos testes” que foram feitos nos últimos dias, disse Bruni.
Francisco continua a receber oxigênio de alto fluxo à noite e em horários específicos do dia através da máscara com uma bolsa-reservatório, que administra concentrações mais altas de oxigênio (até 90-100%).
No resto do dia, o papa Francisco usa cânulas nasais para respirar, como as que carregou no domingo com o cilindro de oxigênio instalado na parte de trás de sua cadeira de rodas.
O papa continua com os exercícios de fisioterapia motora e respiratória, e com a terapia farmacológica contra a infecção pulmonar.
Neste período de convalescença, Francisco reduziu completamente sua agenda pública, embora continue trabalhando de maneira diferente.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A Santa Sé disse que o papa Francisco recebe diariamente na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano, documentos dos diferentes dicastérios que precisam ser revistos.
Nos últimos dias, o papa retomou algumas reuniões. Ontem (7), Francisco teve uma reunião de trabalho com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.
O papa Francisco continua a concelebrar a missa diariamente e, embora de maneira esporádica, manteve contato telefônico com a única paróquia católica da Faixa de Gaza, liderada pelo padre argentino Gabriel Romanelli, onde cerca de 500 pessoas, entre elas muçulmanos, encontraram refúgio.
Amanhã (9), a Santa Sé vai divulgar, como em ocasiões anteriores, o texto que preparou para a audiência geral, que está suspensa. O encontro em que o papa costuma fazer sua catequese foi cancelado desde o último dia 19 de fevereiro, ou seja, por nove semanas.
No momento, não há previsão sobre a possível participação de Francisco nas cerimônias litúrgicas planejadas para a Semana Santa.