O Colégio dos Cardeais fez sua sexta congregação-geral hoje (29) de manhã, e disse que dois cardeais-eleitores não participarão do conclave para eleger o sucessor do papa Francisco, programado para começar em 7 de maio, por motivos de saúde.
A congregação-geral abriu com uma oração às 9h, seguida de uma meditação feita pelo abade Donato Ogliari, da abadia beneditina de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. Cento e oitenta e três cardeais, entre eles cerca de 120 cardeais eleitores, estiveram na reunião de quase três horas realizada na Sala do Sínodo, no Vaticano. Foram proferidos 20 discursos.
Depois da reunião de hoje, Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, disse em entrevista coletiva à tarde que os nomes dos dois cardeais não seriam revelados, dizendo também que o número de cardeais eleitores presentes em Roma para o conclave pode variar até o último minuto e ainda não pode ser confirmado.
Na entrevista coletiva, Bruni disse a jornalistas que os principais temas dos discursos proferidos hoje giraram em torno “dos desafios que a Igreja está enfrentando, segundo a perspectiva geográfica das origens dos cardeais”.
Em sua meditação dirigida aos cardeais, Ogliari disse que “a missão da Igreja deve enfrentar vários desafios” num tempo de “mudança de época” que perturba “a ordem mundial” na geopolítica e nas rápidas mudanças tecnológicas.
“Dentro de alguns dias, vocês se reunirão para escolher entre vocês o bispo de Roma e pastor da Igreja universal. Que [o conclave] se transforme no 'cenáculo' em que, como num Pentecostes renovado, o fogo do Espírito Santo possa irromper”, disse o abade.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Mesmo que o local do ‘conclave’ — como o próprio termo diz — seja um lugar fechado, ele estará na realidade totalmente aberto ao mundo inteiro, se prevalecer a liberdade do Espírito, que, quando toca os corações e as mentes, rejuvenesce, purifica, recria”, disse o abade beneditino na conclusão da meditação.
A Sala de Imprensa da Santa Sé também divulgou hoje um comunicado em nome do Colégio de Cardeais, em que os cardeais disseram ser gratos a todos que compareceram ao funeral do papa Francisco, que ocorreu na praça de São Pedro no último sábado (26).
Na mensagem, os cardeais agradeceram aos líderes e delegações católicos e não-católicos, e também aos “representantes do judaísmo, islamismo e outras religiões”, presentes no funeral de Francisco.
Uma saudação especial foi dirigida aos milhares de jovens peregrinos que estavam em Roma para o Jubileu dos Adolescentes, de 25 a 27 de abril, que mostram “o rosto de uma Igreja viva com a vida de seu Senhor ressuscitado”.
O Colégio de Cardeais também divulgou sua gratidão aos líderes governamentais e civis por sua “solidariedade” com a Igreja no período de luto.
“[A presença deles] foi particularmente apreciada como participação no sofrimento da Igreja e da Santa Sé com a morte do papa e como homenagem ao seu compromisso incessante em promover a fé, a paz e a fraternidade entre todos os povos da terra”, diz o comunicado.
Kristina Millare é jornalista freelance com experiência profissional em comunicação no setor de ajuda humanitária e desenvolvimento, jornalismo de notícias, marketing de entretenimento, política e governo, negócios e empreendedorismo.
Evangelho e palavra do dia 19 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12 Caríssimo, ensina e recomenda estas coisas.
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.