Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
20 de mar de 2025 às 09:55
O Santuário Nacional de Santa Elizabeth Ann Seton, em em Emmitsburg, Maryland, EUA, vai sediar o primeiro congresso eucarístico para a comunidade católica surda no mês que vem.
O congresso, que vai ocorrer de 4 a 6 de abril, vai reunir cerca de 230 católicos para rezar e honrar a Eucaristia, segundo o padre Mike Depcik, organizador do evento, que é um dos poucos padres surdos do mundo.
Depcik é capelão do ministério de surdos na arquidiocese de Baltimore e é conhecido por seu trabalho no crescimento da comunidade católica surda em Maryland e além.
Depcik projetou o congresso para que os surdos pudessem participar ativamente. Ele disse que a comunidade surda tem acessibilidade limitada aos serviços na Igreja e que a maioria dos surdos não frequenta a missa.
“Várias estatísticas mostraram que 96% dos surdos, entre eles católicos batizados, não vão a nenhuma igreja por causa dos serviços muito limitados disponíveis para eles em sua própria língua (Língua de Sinais Americana)”, disse Depcik.
“Esse Congresso Eucarístico Surdo é único e focado inteiramente nos membros da comunidade católica surda, com surdos, deficientes auditivos, surdocegos, agentes pastorais ouvintes que trabalham no ministério surdo, pais ouvintes de crianças surdas etc”, disse o padre à CNA, agência em inglês da EWTN News.
“Acreditamos que esse evento será memorável, pois será a primeira vez num Congresso Eucarístico especificamente por e para católicos surdos”, disse Depcik.
“É nosso objetivo que as pessoas que participam do Congresso Eucarístico Surdo se sintam inspiradas com sua fé católica e apreciem a Eucaristia. Também esperamos que isso conscientize a hierarquia da Igreja sobre as necessidades dos católicos surdos”, disse também o padre.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Santuário Nacional de Santa Elizabeth Ann Seton já foi um local de encontro para fiéis surdos antes. O Santuário de Seton frequentemente hospeda retiros, como um retiro quaresmal para surdos no ano passado. O Santuário Seton fica só a meia hora de distância da Escola K-8 de Maryland para Surdos.
O evento terá palestrantes de todos os EUA, como o diácono Patrick Graybill, professor aposentado surdo com formação em artes criativas conhecido por atuar, fazer poesia em ASL e traduzir textos em inglês para ASL.
Também estará presente Jeannine Adkins, membro do Escritório Nacional Católico para Surdos. Graybill está programada para fazer a apresentação “Eucaristia: Solo Sagrado”, e Adkins apresentará “O Poder de Cura da Eucaristia”.
Espera-se que venham participantes de todos os EUA.
No primeiro dia do Congresso, os guias turísticos em ASL estarão disponíveis para fazer passeios pelo santuário, onde está o túmulo de Santa Elizabeth Ann Seton, há um museu sobre sua vida e edifícios históricos associados a Seton e à basílica.
Adoração, confissões e missa também serão feitas no sábado, 5 de abril, além de várias apresentações e tempo de confraternização. No domingo, 6 de abril, será celebrada uma missa com a comunidade católica surda local em Urbana, Maryland.