O teólogo e jornalista alemão Matthias Kopp, porta-voz da Conferência Episcopal Alemã e consultor do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, esteve no Iraque na semana passada para apresentar seu novo livro O Legado Cristão no Iraque.
O arcebispo de Paderborn, Alemanha, dom Udo Markus Bentz, acompanhou Kopp na viagem. Eparquia Católica Siríaca em Mosul
Seu itinerário, que o leva a Bagdá, Mosul e Erbil, incluiu uma discussão do livro na Universidade Católica em Erbil e reuniões com líderes da Igreja nas três cidades. O arcebispo de Paderborn, Alemanha, dom Udo Markus Bentz, acompanhou Kopp na viagem.
A delegação alemã, composta pelo teólogo e jornalista alemão Matthias Kopp e pelo arcebispo de Paderborn, Alemanha, dom Udo Merkus Bentz, se encontrou com o patriarca caldeu Louis Sako em Bagdá, Iraque. Patriarcado Caldeu
Kopp falou à ACI MENA, agência de notícias em árabe da EWTN, sobre o livro que documenta o sofrimento dos cristãos do Iraque em várias fases históricas.
Ele falou sobre a visita planejada do papa são João Paulo II ao Iraque em 1999, que foi cancelada pelo então presidente do país, Saddam Hussein.
“Foi uma grande decepção para o papa João Paulo II”, disse Kopp. “Ele esperava inaugurar o novo milênio com uma visita ao Iraque”.
A delegação alemã se encontra com o Patriarca Caldeu Louis Sako em Bagdá, Iraque. Patriarcado Caldeu
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Kopp disse que viajou ao Iraque sempre que possível, mesmo no período de controle do grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS), e destacou o que considera o capítulo mais crítico de seu livro: a queda de Hussein, a luta para redigir uma nova Constituição do Iraque, o impacto devastador do ISIS sobre cristãos e yazidis e as perspectivas de reconstrução depois de 2017.
Kopp enfatizou que o livro não se destina só a cristãos que buscam entender sua história, mas também a políticos que precisam compreender as ramificações políticas do passado e do presente do Iraque.
Ao longo do livro, Kopp fala sobre o futuro do cristianismo no Iraque, considerando os desafios econômicos e de segurança do país e as esperanças das gerações mais jovens. Em sua visão, a Universidade Católica em Erbil se destaca como um farol de esperança para esses jovens. Kopp também disse ter interesse em expandir sua pesquisa para incluir a herança cristã em outras zonas de conflito, como Síria e Nagorno-Karabakh, entre Armênia e Azerbaijão.
Com apoio do papa Francisco, que escreveu o prefácio, o livro tem um significado especial. Refletindo sobre o apoio do papa, Kopp disse: “Fiquei profundamente comovido quando recebi o envelope contendo a introdução do papa. Vejo isso como uma mensagem poderosa para o povo do Iraque — uma prova de que o Santo Padre não os esqueceu”.
A delegação alemã verifica os projetos de reconstrução em alguns mosteiros e igrejas em Mosul e Hamdaniya. Eparquia Católica Siríaca em Mosul
Em sua visita às igrejas de Mosul, Kopp observou sinais tangíveis de reconstrução e do ressurgimento da vida cristã.
“Quando fiquei em meio às ruínas de igrejas em Mosul, senti o peso da história. Mas em Qaraqosh (Hamdaniya), a paisagem era diferente. Assistimos a uma missa com mil fiéis e participamos de uma grande procissão à luz de velas pela cidade”, disse Kopp.
Rody Sher é editor-chefe interino da ACI MENA, Associação para Informação Católica no Oriente Médio e Norte da África, do grupo EWTN.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.