O Dicastério para as Causas dos Santos da Santa Sé validou a investigação diocesana para a causa de beatificação do servo de Deus Antonino Baglieri, leigo tetraplégico que levou Jesus a outros doentes.
O comunicado da Santa Sé, assinado pelo prefeito do dicastério, o cardeal Marcello Semeraro, foi recebido pelo padre Pierluigi Cameroni, postulador geral da Família Salesiana para as causas dos santos, segundo a ANS, serviço de notícias da Congregação Salesiana.
Quem foi Antonino 'Nino' Baglieri?
Baglieri nasceu em 1 de maio de 1951, em Modica, Itália. Aos 17 anos, quando trabalhava como aprendiz de pedreiro, ele caiu de um andaime de 17 metros e ficou paralítico.
Segundo o site oficial salesiano, sua mãe, Giuseppina, colocando toda sua confiança em Deus, decidiu dedicar o resto de sua vida a cuidar do filho. Baglieri foi de um hospital a outro sem nenhuma melhora.
Ao retornar à sua aldeia em 1970, depois de alguns dias de visitas de amigos, ele passou por uma década de isolamento sem sair de casa.
Na noite de 24 de março de 1978, Sexta-feira Santa, um grupo da Renovação Carismática Católica rezou por Nino, e naquele momento ele sentiu uma profunda mudança dentro de si. A partir de então, ele aceitou com fé a cruz que foi chamado a carregar e começou a se formar espiritualmente lendo a Bíblia, especialmente os Evangelhos.
Nesse tempo, enquanto ajudava algumas crianças com o dever de casa, ele aprendeu a escrever com a boca. Assim, ele começou sua missão de evangelização, registrando suas memórias e enviando cartas para pessoas ao redor do mundo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ele também escreveu santinhos personalizados para quem o visitava e anotou números de telefone para manter contato com os doentes, aos quais transmitia serenidade, conforto e esperança com suas palavras, disse a Congregação Salesiana.
Em maio de 1982, Baglieri começou a comemorar o aniversário da cruz que ele tinha sido chamado a carregar depois de sua queda acidental e naquele mesmo ano ele se juntou à Família Salesiana como cooperador salesiano. Em 31 de agosto de 2004, ele fez sua profissão perpétua do conselho evangélico com os Voluntários com Dom Bosco.
Em 2 de março de 2007, às 8h, depois de anos de doença, Baglieri morreu. Seguindo seu desejo, ele estava vestido com roupas esportivas e tênis, expressando assim seu desejo de “correr para encontrar Deus em sua última jornada”.
Processo de beatificação
Segundo a ANS, a validação do processo diocesano para a beatificação de Baglieri foi feita depois da verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez das provas, incluindo a quantidade e a qualidade das testemunhas e dos documentos coletados. A investigação diocesana foi feita na cúria da diocese de Noto, Itália, de 2 de março de 2014 a 5 de maio de 2024.
Cameroni disse que o progresso na causa de beatificação “é uma grande conquista, fruto do trabalho feito pelos membros do tribunal diocesano e pelos que contribuíram, particularmente pela comissão histórica e pelo vice-postulador”.
Agora, o próximo passo será o postulador pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos da Santa Sé a nomeação de um relator que orientará a preparação da “positio super virtutibus” (“posição sobre as virtudes”).
Diego López Marina es comunicador y periodista de profesión. Es parte de ACI Prensa desde 2016 y en la actualidad se desempeña como uno de los editores web de la agencia.
Vozes e testemunhos do evento do Ano Santo que envolve artistas de bandas musicais e do espetáculo popular. Orações e notas musicais nas peregrinações ao
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.