Todos somos chamados a viver o conclave com intensidade espiritual, diz patriarca de Lisboa

Nathália Queiroz

07/maio/2025

Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!

O conclave é “um momento particular da vida da Igreja, que todos somos chamados a viver com particular intensidade espiritual”, diz o patriarca de Lisboa, dom Rui Valério, em carta dirigida ao clero e aos diocesanos na segunda-feira (5). Ele pede que os fiéis intensifiquem suas orações nesses dias de eleição do novo papa.

O patriarca pede orações pelos cardeais reunidos em Roma, para que se cumpra a “promessa do Senhor: ‘Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela’ (Mt 16, 18). 

“Venho, pois, convocar todos os diocesanos do patriarcado de Lisboa para intensificarmos a oração nestes dias: na oração pessoal e na oração dos diversos grupos e comunidades peço que se incluam preces e súplicas pelo processo de eleição do novo Papa”, diz o patriarca na carta.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ele também disse que “em todas as celebrações públicas quer da Liturgia das Horas quer da celebração da Missa deve acrescentar-se uma intercessão ou prece por esta intenção”, de acordo com as orientações do Secretariado Nacional de Liturgia.

Os cardeais eleitores foram hoje (7) em procissão da Capela Paulina até a Capela Sistina, às 16h30 (11h30 em Brasília). Ao chegarem, entoaram o canto da Ladainha de todos os Santos, seguida pelo Veni Creator Spiritus, e cada cardeal fez o juramento sobre o Evangelho. Em seguida, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Ravelli, proclamou o Extra omnes (Todos para fora), ordenando que os não participantes do conclave saiam da Capela Sistina que foi trancada com chave, marcando o início oficial do conclave.

Artigos Recentes

Evangelho de 8 de maio

Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí, comenta o Evangelho de João 6,44-51. No Evangelho destes últimos dias temos ouvido Jesus falar sobre si mesmo: eu

Leia mais »
Rolar para cima