Universidade Católica Editora participa há mais de 20 anos na Feira do Livro de Lisboa para se aproximar de «público mais generalista» – Agência ECCLESIA

04/jun/2025

Este é um artigo do site ECCLESIA.

Anabela Antunes apresenta propostas para a 95ª edição do evento literário

Foto: Feira do Livro

Lisboa, 03 jun 2025 (Ecclesia) – A 95ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que arranca esta quarta-feira, no Parque Eduardo VII, conta com a presença da Universidade Católica Portuguesa, através da própria editora, que participa neste evento há mais de 20 anos.

“Achamos que é uma forma de nos aproximarmos de um público mais generalista, onde vamos conseguir dar uma informação mais específica daquilo que são as investigações da Universidade Católica”, afirmou Anabela Antunes, diretora da Universidade Católica Editora, em entrevista ao Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.

Este é, segundo a responsável, “o evento mais importante em termos editoriais em Lisboa” e “é muito agradável ver os alunos a passar, a reconhecerem o próprio pavilhão e potenciais alunos também a aproximarem-se” das edições da UCP.

“Temos tido muitos leitores que se surpreendem com a variedade de temas”, salienta Anabela Antunes, que relata que visitantes associam a UCP “muito a Teologia”, no entanto é “muito mais do que isso”, destacando a aposta da instituição nas Artes e Humanidades, nas Ciências Sociais, na Política, na Saúde e no Direito.

Anabela Antunes considera que a Feira do Livro de Lisboa é “um meio privilegiado” para fazer a ponte entre a academia e a sociedade em geral, “através da edição dos livros”, “da exposição daquilo que é a investigação científica”.

“A aposta da Universidade em ter uma editora própria foi precisamente para estabelecer essa ponte”, sublinhou.

Este ano, Universidade Católica Editora vai estar no pavilhão D42_D43 na Zona Poente (lado direito no sentido de quem desce o Parque Eduardo VII) e entre as propostas a apresentar vai estar a Coleção Argumento.

“Esta coleção, particularmente, foi definida há 10 anos atrás, portanto faz agora 10 anos que estamos a editar estes títulos, que têm mesmo esse objetivo, é criar de uma forma concisa e sucinta um tema escrito de forma complexa para chegar a um público mais genérico”, explica a entrevistada.

Anabela Antunes sublinha que o objetivo da editora é chegar a um público “que não lê só temas mais científicos ou mais técnicos”, isto é, a um “público vasto”, algo que tem tido o “maio sucesso na Feira do Livro”.

A Universidade Católica Editora vai promover debates, que vão decorrer no Auditório da Praça Vermelha, para promover diferentes livros, de temas variados como a sustentabilidade, a comunicação farmacêutica, jovens emigrantes e famílias, entre outros.

“Achamos que desta forma o público torna-se mais interessado, participa, por vezes com questões, no final do debate, e é assíduo. Portanto, achamos que esta fórmula, este método de divulgar os livros é de facto um sucesso, porque tem sido assim nos últimos anos e tem corrido muito bem”, adianta.

A responsável realça ainda que as sessões de autógrafos que a Universidade Católica Editora organiza possibilitam também “uma proximidade maior” com o autor e com o livro, que esta quer manter vivo, ressaltando a importância do afastamento dos ecrãs.

A Feira do Livro de Lisboa realiza-se de 4 a 22 de junho, com 350 pavilhões, quase 1000 marcas editoriais e mais de 300 eventos em 19 dias.

LS/LJ/OC


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