Ainda devemos santificar o sábado? (Homilia Dominical.403: 9.º Domingo do Tempo Comum)

Ainda devemos santificar o sábado? (Homilia Dominical.403: 9.º Domingo do Tempo Comum)



Os cristãos não santificam mais o sábado, como faziam os judeus, porque agora recordam, no domingo, a Ressurreição de Nosso Senhor. Ainda assim, existe um sentido do terceiro mandamento que continua perfeitamente aplicável ao nosso tempo e à nossa vida de intimidade com Deus.

É o que Padre Paulo Ricardo explica nesta meditação, ao comentar a cura do homem de mão seca. O que significa espiritualmente guardar o sábado?:

fonte

30 comentários em “Ainda devemos santificar o sábado? (Homilia Dominical.403: 9.º Domingo do Tempo Comum)”

  1. Obrigado padre Paulo.
    Já o ouvi muitas vezes, mas hoje eu não só ouvi, eu também chorei. Chorei porque me vi por dentro e infelizmente não amo Jesus como Ele merece, como Ele me ama.
    Obrigado por me ajudar a me ver tal qual eu realmente como ainda sou…….

  2. Aí você rasga as Tábuas da Lei dada a Moisés e o guardar do sábado e coloca o dia santo a Deus do sábado para trocar pelo dia de adoração ao "deus sol" (dia do deus sol ou sunday, sun day)… quantas falácias…a igreja de roma é muito distante de Jerusalém…
    Não existe essa questão de não rezar no dia de sábado… não existe questão de não ser gentil no sábado…
    Fui em muitas igrejas católicas em que o que mais há é desprezo ao pobre, ao desvalido…local de carolice e elitismo

  3. "Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera". Gênesis 2:3

    Lembra-te do dia do SÁBADO, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do SÁBADO e o santificou".
    Êxodo 20:8-11

    Palavras de Jesus"
    "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir.
    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
    Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus"
    Mateus 5:17-19

    "Jesus viajou para Nazaré, onde havia sido criado e conforme seu costume, num dia de SÁBADO, entrou na sinagoga. E posicionou-se em pé para fazer a leitura".
    Lucas 4:16

    "E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus". Ezequiel 20:20

    "Pois qualquer que guardar toda a Lei, mas tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos". Tiago 2:10

    "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus".
    Apocalipse 14:12

    Com o sacrifício de Cristo foram abolidas apenas as leis CERIMONIAIS, como o sacrifício do cordeiro que viria e apontava para Cristo.
    Nós, cristãos, não podemos ser preguiçosos, temos que estudar a Bíblia; não aceitar o que líderes de igreja falam que contraria frontalmente a Palavra de Deus.
    Temos que orar para pedir a luz do Espírito Santo antes de estudar, porque a falta de conhecimento pode nos levar a perder a vida eterna.
    🙏🙏🙏

  4. Para quem deseja estudar o tema, além das ótimas aulas do Padre Paulo Ricardo, vide o terceiro volume da Coleção Patrística: JUSTINO DE ROMA. Percebe-se como, desde as origens, a Igreja já tratava o domingo como o dia da missa.

  5. Atos dos Apóstolos 20:7-8,11
    [7]No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite.
    [8]Havia muitas lâmpadas no quarto, onde nos achávamos reunidos.
    [11]Então subiu, partiu o pão, comeu falou-lhes largamente até o romper do dia. Depois partiu.

  6. Shalom
    Pe Ricardo, e assim que me vejo, aí Nosso Deus,
    Si que as suas orientações me deixa bem mais claro, como falai com Deus
    Fazendo visita a uma amiga, confirmei aquilo que digo, Amar a Deus, qdo estamos bem, e muito fácil, ni momento da morte, vem i medo, de deixarmos os nossos laços aqui na terra

  7. Boa noite!

    E o sábado???

    Jesus não modificou o terceiro mandamento, meus irmãos e irmãs. Ele veio para, dentre outras coisas, mostrar-nos que não devemos ser fanáticos, alienados ou desprovidos de misericórdia no sábado… No entanto, isto não significa que deveríamos deixar de guardar o sábado.

    Uma nova aliança sim, padre. Agora, não fomos autorizados a mudar os 10 mandamentos que o Pai transmitiu ao servo Moisés. Fico muito temeroso por esta questão… Desobedecer o Pai Celestial é algo grave…

    Quanto ao domingo, o fato da igreja primitiva realizar reuniões aos domingos, não me parece indicar uma alteração daquilo que foi estabelecido no terceiro mandamento. Podemos e devemos celebrar o domingo do Senhor mas, guardar o sábado me parece uma lei imutável.

    Questão polêmica…

    Que o Espirito Santo nos ilumine.

  8. Mas Padre, Jesus morreu na sexta, até Jesus guardou o sábado, e só ressuscitou no domingo.
    Não faz sentido pra mim nós guardarmos o domingo.
    Eu entendo que é porque Jesus ressuscitou no domingo e então passamos a guardar o dia do Senhor. Mas, sei la, não faz sentido pra mim 🤔

  9. É…senhor Padre…….tenho a impressão que vou refletir muito no que disse hoje!
    Para vermos Jesus, basta olhar para outra pessoa, que O vemos!
    Aqui está o difícil: a gente não vê a pessoa como sendo Jesus; daí a nossa incapacidade de amar Jesus, porque não amamos a pessoa!

  10. Tenho uma tia fanática que é Adventista…só Deus para ter misericórdia pois a mesma acha que só os Adventistas irão para o céu.
    Ela é inconveniente e manda mensagens desagradáveis onde praticamente manifestanta o desejo de obrigar toda família a guardar o sábado.

    É sufocante.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima