Homilia Diária | A dificuldade de evangelizar quem apostatou (Sexta-feira da 27ª S. do Tempo Comum)

Homilia Diária | A dificuldade de evangelizar quem apostatou (Sexta-feira da 27ª S. do Tempo Comum)



O homem, quando vive no pecado, ignorando a fé e a Igreja, é como aquele personagem da parábola do qual saiu um mau espírito. Mas se este mesmo homem, quando já foi cristão e conheceu a doçura de Nosso Senhor, retorna à vida antiga, é como aquele pobre coitado no qual entraram outros sete demônios, muito piores do que o primeiro.
É assim com os indivíduos, é assim também com a cultura e a sociedade: “No fim, fica em condição pior do que antes”, porque o diabo precisa fazer muito mais esforço para manter no erro e no pecado quem já foi tocado pela graça e a luz da fé. 
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 11 de outubro, e tenhamos a firme confiança de que, por pior que seja o panorama atual, Nosso Senhor há de triunfar!

fonte

35 comentários em “Homilia Diária | A dificuldade de evangelizar quem apostatou (Sexta-feira da 27ª S. do Tempo Comum)”

  1. Jesus refuta a afirmação de que ele expulsava os demônios pelo poder do belzebu explicando que um reino dividido contra si mesmo não pode subsistir. Jesus está deixa claro que Sua capacidade de expulsar demônios não se deve a algum poder das trevas, mas sim ao poder direto e à autoridade do próprio Deus.
    Uma sexta-feira abençoada para todos nós! 🙌

  2. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 15-26
    – Aleluia, aleluia, aleluia!
    – Agora o príncipe deste mundo há de ser lançado fora; quando eu for elevado da terra, atrairei para mim todo ser! (Jo 12,31 s);

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

    Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isto, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: Vou voltar para minha casa de onde saí. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, este homem fica em condição pior do que antes.

    – Palavra da Salvação
    – Glória a Vós, Senhor

  3. Livro dos Salmos 110, 1-2.3-4.5-6 (R. 5b)

    – 1Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! 2Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
    R: O Senhor se lembra sempre da Aliança!

    – 3Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! 4O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.
    R: O Senhor se lembra sempre da Aliança!

    – 5Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. 6Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.
    ]R: O Senhor se lembra sempre da Aliança!

  4. Sexta, 11/Outubro/2024 # Santo do dia: Santo Alexandre Sauli, abade, bispo de Aleria e de Pavia, confessor, 1592 Cor litúrgica: verde Evangelho do dia: São Lucas 11, 15-26

    Primeira leitura: Gálatas 3, 7-14
    Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

    Irmãos, 7ficai pois cientes que os que creem é que são verdadeiros filhos de Abraão. 8E a Escritura, prevendo que Deus justificaria as nações pagãs pela fé, anunciou, muito antes, a Abraão: Em ti serão abençoadas todas as nações. 9Portanto, os crentes são abençoados com o crente Abraão. 10Aliás, todos os que põem sua confiança na prática da Lei estão ameaçados pela maldição, porque está escrito: Maldito quem não cumprir perseverantemente tudo o que está escrito no livro da Lei. 11Pela Lei ninguém se justifica perante Deus; isto é evidente porque o justo vive da fé. 12E a Lei não se funda na fé mas no cumprimento: Aquele que cumpre a Lei, por ela viverá. 13Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro! 14 Assim a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos em Cristo Jesus e pela fé recebemos a promessa do Espírito.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  5. Eu vos saúdo Maria, Filha Bem-amada do Divino Pai Eterno, Mãe Admirável do Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, O Cordeiro de Deus que tira os pecados do Mundo, Esposa fiel do Divino Espírito Santo; eu vos saúdo Maria, Templo Augusto da Santíssima Trindade, soberana Rainha, a quem tudo está submisso no Céu e na Terra; eu vos saúdo Maria, Nossa Senhora das Dores, das Misericórdias e do Perpétuo Socorro, seguro refúgio dos pecadores, que jamais repelistes pessoa alguma. Pecador que sou, me prostro aos Vossos pés, e Vos peço me obter de Jesus, Vosso Amado Filho, a contrição e o perdão dos meus pecados e a divina sabedoria. Eu me consagro todo a Vós, com tudo o que possuo, e vos tomo, hoje e para sempre, por minha Mãe e Senhora. Tratai-me, pois, como o último de vossos filhos e o mais obediente de vossos escravos. Atendei, minha Rainha, atendei aos suspiros de um coração que deseja amar Vos, e servir Vos fielmente. Que ninguém diga que, entre todos que a Vós recorreram, seja eu o primeiro desamparado. Ó minha esperança, Ó minha vida, Ó minha fiel e Imaculada Virgem Maria, escutai-me, nutri-me, instruí-me, defendei-me, salvai-me. Vos pedimos ainda Mãe Santíssima, a conversão dos pobres pecadores, a liberdade para a Santa Igreja Católica, uma proteção especial para todas as mulheres e sacerdotes, e, principalmente, para o Papa Francisco e as suas intenções, e que nos concedais uma fé que Vos agrade. Amém. São Luís Maria Grignion de Montfort.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima