Homilia Diária | A vinda de Cristo à nossa alma indigna (Segunda-feira da 1.ª Semana do Advento)

Homilia Diária | A vinda de Cristo à nossa alma indigna (Segunda-feira da 1.ª Semana do Advento)



O Evangelho com que se abre esta segunda-feira da primeira semana do Advento nos recorda a vinda de Cristo para a qual mais nos devemos preparar e o meio adequado de fazermos essa preparação: a vinda mais importante é a do Senhor à nossa alma pela graça, e o meio adequado é a confissão sacramental, onde nos é dita aquela palavra que, curando-nos interiormente, torna-nos menos indignos de receber a Cristo em nossa morada.

Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 2 de dezembro, e não deixe de aproveitar este tempo do Advento para buscar, sem vergonhas nem receios, a santa Penitência.

fonte

31 comentários em “Homilia Diária | A vinda de Cristo à nossa alma indigna (Segunda-feira da 1.ª Semana do Advento)”

  1. A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. Desde agora e para sempre todas as gerações me considerarão bem-aventurada. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas; Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os que no coração tem pensamentos soberbos. Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes. Sacia de bens os famintos e despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu fiel servidor, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, em favor de Abraão e sua descendência. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. => MAGNIFICAT

  2. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8, 5-11
    – Aleluia, aleluia, aleluia!
    – Ó vinde libertar-nos, Senhor e nosso Deus; mostrai a vossa face e nós seremos salvos! (Sl 79, 4);

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

    Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. 7Jesus respondeu: Vou curá-lo. 😯 oficial disse: Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : Vai!, e ele vai; e a outro: Vem!, e ele vem; e digo ao meu escravo: Faze isto!, e ele faz. 10Quando ouviu isto, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó.

    – Palavra da Salvação
    – Glória a Vós, Senhor

  3. Livro dos Salmos 121, 1-2.3-4a.4b-5.6-7.8-9 (R. 1)

    – 1Que alegria, quando ouvi que me disseram: Vamos à casa do Senhor! 2E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
    R: Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

    – 3Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; 4apara lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
    R: Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

    – 4bPara louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
    R: Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

    – 6Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! 7Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios!
    R: Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

    – 8Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: A paz esteja em ti! 9Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
    R: Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

  4. A nossa insensatez, o nosso pecado, nos torna imerecedor da vinda de Jesus. Mas Ele vem e quer habitar a nossa alma e, com a Sua Palavra, nos salvar. Com a Sua graça preparemos -nos para tão importante visita. Que Deus nos dê essa graça. Amém.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima