Homilia Diária | Contemplar a Verdade: vocação de todo cristão (Memória de Santo Ambrósio de Milão)

Homilia Diária | Contemplar a Verdade: vocação de todo cristão (Memória de Santo Ambrósio de Milão)



Hoje, véspera da Imaculada Conceição, celebramos a memória do grande pregador a quem deve Santo Agostinho sua conversão à fé: Santo Ambrósio de Milão, Bispo e Doutor da Igreja. Elevado quase repentinamente ao episcopado, Ambrósio cresceu na santidade, meditando a Palavra de Deus e comunicando aos demais tudo o que ali contemplava. Foi o seu amor à verdade, até mais do que seu talento com as palavras, o fator decisivo para que os olhos de Agostinho se abrissem para a luz de Jesus Cristo.

Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 7 de dezembro, e peçamos a Deus que nos tire das trevas da ignorância e nos ilumine sempre com a luz da fé.

fonte

46 comentários em “Homilia Diária | Contemplar a Verdade: vocação de todo cristão (Memória de Santo Ambrósio de Milão)”

  1. ‘Falai, Senhor, que vosso servo escuta!’

    Dedicação a oração e pregação, meditação da Palavra e contemplação para então pregar, porque a vinda de Jesus a nossa alma necessita de uma abertura de coração para ouvir a Deus que fala na oração.
    “Quem menos espera, mais recebe.”

    Santo Ambrósio, rogai por nós.

  2. Pe. Joãozinho, scj #minisermao (07/12/23) ORAÇÃO INTEIRA
    Rezar é muito mais que multiplicar palavras; é sintonizar nosso coração com o Coração de Deus! Não basta dizer: "Senhor, Senhor" é preciso viver o amor, o amor! Rezamos com as mãos, na solidariedade com os irmãos; rezamos com a mente, é uma prece inteligente; rezamos com o nosso ser inteiro! Rezamos não apenas na oração mas também na compaixão, para com todos aqueles que precisam de um ombro pra chorar, de uma mão pra ajudar. A oração nos envolve inteiros, até em momentos em que repetimos: Pai Nosso, Ave Maria, Santo Anjo do Senhor (Mt 7,21.24-27).

  3. São Nicolau de Mira (Memória Facultativa)

    Local: Mira, Turquia

    Data: 06 de Dezembro† s. IV

    Como em outros casos, estamos diante de um santo de intensa devoção popular, envolto nas brumas do legendário. Sobre a história do culto a São Nicolau se poderia escrever com facilidade um livro. Sobre sua vida a única coisa que se sabe de certo é que foi bispo de Mira, atual Dembre Maritima na Turquia, durante o século IV. Consta que, como Bispo, participou do Concilio de Niceia em 325.

    São Nicolau é conhecido e venerado, sobretudo, pela extrema caridade para com os pobres. Teria distribuído entre eles a fortuna herdada de seus pais. Em sua vida registra-se o caso de três moças, cujo pai pobre, não podendo fornecer dotes para o casamento, aconselhava as filhas a se entregarem à prostituição. Nicolau, ao saber disso, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.

    Ele é particularmente venerado na Rússia e em todo o Oriente. É padroeiro de incontáveis localidades e igrejas; é também padroeiro dos marinheiros e navegantes. Seu culto difundiu-se também na Itália no século XI, quando em Bári lhe foi dedicada uma basílica. Para lá, anos mais tarde, foram trasladadas suas relíquias.

    Em lendas surgidas no século VI, São Nicolau aparece realizando estupendos milagres. No século XII, surgiu o costume de representar São Nicolau dando doces às crianças, na vigília de sua festa, talvez numa transposição do milagre do bispo que, conforme a lenda, teria ressuscitado três meninos assassinados e salgados, ou do dote providenciado para as três jovens. Mais tarde, esse costume se desenvolveu por influência dos mitos germânicos da natureza.

    E no século IX, no norte da Alemanha, o folclore pagão substituiu São Nicolau pelo "Homem do Natal" (Weihnachtsmann), mudando seu nome para "Santa Klaus", Sint Klaeg ou para o velho e ridículo "Papa Noël" dos franceses. Nos países nórdicos europeus ou de origem nórdica, Sankt Nikolaus, Santa Klaus, é o santo bispo de barbas brancas, que traz presentes às crianças no dia 6 de dezembro. Aos poucos ele é travestido de "Papa Noël" e, mais tarde, comercialmente instrumentalizado para promoção da festa do Natal, sobretudo, nos Estados Unidos da América. Hoje o personagem principal não é mais Jesus Cristo, o Messias que nasce, mas o "Papai Noel", uma deturpação da figura de São Nicolau.

    A Oração coleta não entra nos meandros das lendas. São Nicolau é invocado contra todo perigo, para que se abra diante de nós, sem obstáculo, o caminho da salvação. Estamos, portanto, diante de um bispo que exerceu a função de bom pastor.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima