Homilia Diária | É pela humildade que nos elevamos (Segunda-feira da 7.ª Semana do Tempo Comum)

Homilia Diária | É pela humildade que nos elevamos (Segunda-feira da 7.ª Semana do Tempo Comum)



Os discípulos finalmente voltam de viagem e, ao entrarem em casa, em Cafarnaum, ficam embaraçados com a pergunta do Senhor: “Que discutíeis pelo caminho?”, pois tinham debatido quem deles era o maior. O que Jesus lhes diz em seguida é não só surpreendente, mas contraintuitivo, porque não diz, repreendendo-os: “Que ninguém queira ser o primeiro”, mas, sim, exortando-os: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos”.

Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 25 de fevereiro, e entenda como e por que só cresce quem diminui, e só se torna grande quem se faz pequeno.

fonte

36 comentários em “Homilia Diária | É pela humildade que nos elevamos (Segunda-feira da 7.ª Semana do Tempo Comum)”

  1. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9, 30-37
    – Aleluia, aleluia, aleluia!
    – Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo. (Gl 6,14);

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

    Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará. 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: O que discutíeis pelo caminho? 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos! 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me envio.

    – Palavra da Salvação
    – Glória a Vós, Senhor

  2. Livro dos Salmos 36, 3-4.18-19.27-28.39-40 (R. cf. 5)

    – 3Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. 4Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.
    R: Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

    – 18O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. 19Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.
    R: Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

    – 27Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. 28Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.
    R: Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

    – 39A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. 40O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e guarda-os porque nele confiaram.
    R: Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

  3. Terça, 25/Fevereiro/2025 # Santo do dia: Santa Walburga, abadessa, virgem, c. 778; São Sebastião de Aparício, leigo, confessor, 1600; São Callisto Caravario, presbítero, mártir, 1930 Cor litúrgica: verde Evangelho do dia: São Marcos 9, 30-37

    Primeira leitura: Eclesiástico 2, 1-13
    Leitura do Livro do Eclesiástico:

    1Filho, se decidires servir o Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. 2Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade. 3Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos. 4Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. 5Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus. 6Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera nele. Conserva o seu temor, e nele envelhecerás. 7Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cair. 8Vós, que temeis o Senhor, confiai nele, e a recompensa não vos faltará. 9Vós, que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia. 10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações ficarão iluminados. 11Considerai, filhos, as gerações passadas e vede: Quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 12Quem permaneceu nos seus mandamentos e foi abandonado? Quem o invocou e foi por ele desprezado? 13Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação, e protege a todos os que o procuram com sinceridade.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  4. A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. Desde agora e para sempre todas as gerações me considerarão bem-aventurada. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas; Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os que no coração tem pensamentos soberbos. Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes. Sacia de bens os famintos e despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu fiel servidor, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, em favor de Abraão e sua descendência. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. => MAGNIFICAT

  5. São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

  6. Rezemos pelos sacerdotes, religiosos e religiosas e por todos os perseguidos em razão da fé; pelos desamparados, infelizes e abandonados; por todas as mulheres, que carregam em si, todas as gerações porvir, e, principalmente e acima de tudo, para que seja feita a vontade de Deus. Agradeçamos ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria todo bem que nos é feito. Rezemos também, pelas intenções de Nossa Senhora em Guadalupe. Ouve, meu filho, o que eu vou te dizer: não te aflija coisa alguma, nem temas enfermidade nem outro acidente penoso. Não estou aqui eu que sou sua Mãe? Alcançai-nos, ó Virgem de Guadalupe, de Vosso Divino Filho Jesus, pelos méritos das Vossas Dores e Lágrimas, a graça da cura e a liberdade para a Santa Igreja Católica. Amém.

  7. Senhor,não permita q o mundo nos ensine e tbm aos meus. Humildemente Lhe peço,quero, desejo,espero q sejas sempre Tu a nos ensinar. Senhor,ensina-nos a Lhe servir,assim como fez a Virgem Maria e tbm aos nossos irmãos. Q estejamos sempre prontos a servir, fazer o bem e o q for necessário, conforme a Vossa vontade. Fazei-nos diariamente,humildes e mansos. Obrigada Jesus;pe Paulo.

  8. Boa Noite.
    Jesus Cristo o filho do Deus vivo, tende misericórdia de nós pois somos pecadores.
    Dai-nos a graça de um coração humilde, a graça de escutar, meditar e viver a tua palavra de salvação 🙏🙏🙏.
    Rezemos pelos doentes, rezemos pelo santo Padre o papa Francisco.
    Rezemos pelos santos sacerdotes, Padre Paulo Ricardo/frei gilson 🙏🙏🙏⛪️❤️‍🔥¹²

  9. Senhor Jesus Cristo, rogai pela saúde e cure meu pai Olaiz visitai e o cure de todo tipo de enfermidade e proteje e afastai todo mal que possa prejudicar sua saúde. Eu, em nome De Jesus Cristo, declaro a cura e restauração da saúde de meu pai! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! AMÉM! Eu creio em Deus Pai 🙏🙏🙏

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima