Homilia Diária | Morreram para converter os indígenas (Mem. de São Roque González e comp. mártires)

Homilia Diária | Morreram para converter os indígenas (Mem. de São Roque González e comp. mártires)



“Matastes a quem tanto vos amou. O meu corpo está morto, mas minha alma está no Céu”. Foi com essa frase que o mártir São Roque González testemunhou milagrosamente, após ser morto e queimado por um grupo de indígenas, que o discípulo de Cristo deve conquistar as almas e arrancá-las das trevas do pecado com o escudo da fé e a espada da caridade, com uma vida marcada plenamente de amor e serviço, de doação total ao próximo por amor a Deus.

Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 19 de novembro, e conheça um pouco mais sobre a vida de São Roque González e seus companheiros mártires.

fonte

37 comentários em “Homilia Diária | Morreram para converter os indígenas (Mem. de São Roque González e comp. mártires)”

  1. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19, 1-10
    – Aleluia, aleluia, aleluia!
    – Por amor, Deus enviou-nos o seu filho, como vítima por nossas transgressões. (1Jo 4,10);

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

    Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu em uma figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isto, todos começaram a murmurar, dizendo: Ele foi hospedar-se na casa de um pecador! 8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais. 9 Jesus lhe disse: Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

    – Palavra da Salvação
    – Glória a Vós, Senhor

  2. Livro dos Salmos 14, 1a.2-3a.3bc-4ab.5 (R. Ap. 3,21a)

    – 1aSenhor, quem morara em vossa casa? 2É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo 3ae não solta em calúnias sua língua.
    R: Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.

    – 3bcQue em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; 4abque não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor;
    R: Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.

    – 5Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!
    R: Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.

  3. Terça, 19/Novembro/2024 # Santo do dia: Memória dos Santos Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, presbíteros, mártires no Rio Grande do Sul, 1628 Cor litúrgica: vermelho Evangelho do dia: São Lucas 19, 1-10

    Primeira leitura: Apocalipse 3, 1-6.14-22
    Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

    Eu, João, ouvi o Senhor que me dizia: 1Escreve ao anjo da Igreja que está em Sardes: Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto. 2Acorda! Reaviva o que te resta, e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo. 3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que tu saibas em que hora te vou surpreender! 4Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não sujaram a roupa. Estas vão andar comigo, vestidas de branco, pois merecem isso. 5O vencedor vestirá a roupa branca, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos. 6Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. 14Escreve ao anjo da Igreja que está em Laodicéia: Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15Conheço a tua conduta. nem és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! 16Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para te vomitar de minha boca. 17Tu dizes: Sou rico e abastado e não careço de nada, em vez de reconhecer que tu és infeliz, miserável, pobre, cego e nu! 18Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues. 19Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. 20Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. 21Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci, e estou sentado com meu Pai no seu trono. 22Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  4. Comentário ao Evangelho por Santo Ambrósio, c. 340-397, bispo de Milão, doutor da Igreja # Comentário ao Evangelho de Lucas, 8, 90
    «Zaqueu […] procurava ver quem era Jesus»

    Os ricos têm de aprender que não é pecado ser rico; o que é pecado é não saber utilizar a própria riqueza. Porque as riquezas impedem os maus de alcançar a virtude, mas ajudam os bons. Zaqueu, que era rico, foi escolhido por Cristo, mas depois de dar metade dos seus bens aos pobres e de reembolsar o quádruplo do que tinha retido de modo fraudulento. Pois não basta uma só coisa, e a generosidade perde o valor quando a injustiça permanece; não se pedem os restos, mas a entrega. Foi por isto que ele recebeu uma recompensa mais abundante que a sua generosidade. E ainda bem que é denominado chefe de publicanos; com efeito, quem poderá desesperar, quando o próprio Zaqueu conseguiu? Pois Zaqueu tirava o seus rendimento da fraude.
    Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l'O, porque era de pequena estatura. […] Enquanto se encontra no meio da multidão, Zaqueu não consegue ver a Cristo; só quando se eleva acima da multidão é capaz de O avistar. […] E Jesus viu Zaqueu no alto, porque a elevação que lhe deu a fé o fez emergir por entre os frutos das suas obras novas, como quem sobe ao alto de uma árvore fecunda.

  5. Na fé, celebramos os mártires Roque González, Afonso Rodrigues e João del Castilho que muito trabalharam em favor dos povos indígenas. Eles nos ajudam a fazer de nossa vida doação e oblação. Dar a vida é sempre uma consequência da fé vivida com profundidade e intensidade. Orientam-nos as palavras de Jesus;" Não há maior amor que dar a vida pelo irmão".
    Que os mártires de ontem inspirem os mártires de hoje. Amém!
    a sua benção Padre Paulo Ricardo!

  6. Eu estava rezando o terço da misericórdia todas as sextas-feiras às 3h
    Eu chegava adiantada
    Estava rezando ouvindo o Senhor para poder conduzir a oração.
    Chegou um casal, o casal se ajoelhou atrás de mim e começaram a chorar.
    Eu achei estranho o choro.
    Eu olhei e vi o
    RODRIGO BALDIN e a MARIELA BALDIN saindo disfarçando para não rirem.
    Eu meio q não entendi.
    Senti algo não muito bom.
    Mas como sempre eu sublimava eu voltei a me concentrar na oração.
    Após um período eu me lembrei do ocorrido e pensei:
    – Que será que eles queriam?
    Rir do quê?

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima