Homilia Diária | Não cabe ao Estado dizer o que é a verdade! (Terça-feira da 9.ª Semana do T. Comum)

Homilia Diária | Não cabe ao Estado dizer o que é a verdade! (Terça-feira da 9.ª Semana do T. Comum)



“A César o que de é de César, a Deus o que é Deus”, não porque a Igreja e o Estado se encontrem separados de tal modo que o segundo nada deva à primeira nem tenha a obrigação de abraçar a religião verdadeira; mas porque, sendo ambos sociedades perfeitas em sua própria ordem, o Estado está circunscrito, em seus poderes e leis, por limites bastante claros, cuja extrapolação injusta nem a Igreja, nem consciência cristã alguma, está obrigada a tolerar. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 6 de junho, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.

fonte

32 comentários em “Homilia Diária | Não cabe ao Estado dizer o que é a verdade! (Terça-feira da 9.ª Semana do T. Comum)”

  1. Padre Paulo faz uma homilia perfeita, mas não consigo entender uma coisa: a mesma fé que Cristo soube posicionar acima do Estado, acabou se institucionalizando na Igreja e se tornando Estado. Não seria o Vaticano algo que contradiz tudo que foi dito na homilia?

  2. Fico entristecida pelo fato de que eu apreciava profundamente acompanhar as orações, porém, com esses vídeos que claramente têm o propósito de manipular e influenciar politicamente as pessoas, utilizando-se de alguns conteúdos que 'aparentam' ser de natureza religiosa, mas, na verdade, possuem uma conotação política, isso resultou em uma perda de confiança no interlocutor das orações. É crucial adotar uma visão equilibrada e cautelosa ao lidar com pessoas (como o padre) cujas intenções podem não ser claras, ambíguas, e manipuladoras.
    É uma situação realmente lamentável.
    Esse título do seu vídeo 'Não cabe ao Estado dizer o que é verdade' e usar Jesus como exemplo é, no mínimo, ambíguo. Grupos ideológicos entendem à sua maneira, dependendo da ideologia que seguem. Mas no contexto atual brasileiro, entende-se que o padre está convocando separatistas para 'lutar' contra o Estado, usando a figura de Jesus como símbolo contra o governo atual.

    Se as pessoas continuarem a absorver conteúdo político manipulado como sendo conteúdo religioso, logo o padre formará um exército separatista ou de extrema direita…
    É realmente assim na vida, quando deixamos os outros pensarem por nós, ficamos iludidos pelas aparências enganadoras das coisas, deixamos muitas vezes de acreditar no que é certo e verdadeiro para acolher o erro, a mentira e a dissimulação. É assim que o mal age na terra, usando como instrumento pessoas aparentemente "boas" mas que promovem o erro, a enganação e o ódio ao conhecimento, com o intuito de manter as pessoas dominadas.
    Peço-lhe, reverendo, que dedique-se à oração, concentre-se na espiritualidade e no conforto daqueles que necessitam da mensagem da Bíblia. Pare de tentar utilizar a figura de Jesus para fins políticos. Isso chega a ser considerado blasfêmia…

  3. Eu fiquei muito triste com essa homilia,pq eu acredito,que eu tenha subentendido algo,e não havia entendido o final,mas espero que estivesse falando sobre umas pessoas que querem se meter nas coisas de Deus e da igreja,tentando comprometer ambos para a perdição,e isso com certeza não é falando,ou se referindo de quem luta por ambos…fica com Deus padre,rezei e continuarei rezando por vc e para que lute sempre pelo lado certo,o lado da nossa Fé!!! Boa noite,pra vc,que tem que celebrar missa é cedo…vc é meu irmão …do corpo da igreja,e devemos lutar pela mesma causa!

  4. Que Deus lhe proteja, Pe. Paulo, para que o senhor continue encontrando forças para defender a Igreja, a fé e nossa liberdade de crer e comungar diante de Deus e dos homens à luz da verdade cristã! Suas palavras são justas e nos iluminam o caminho na luta contra o mal. Como o senhor sempre nos diz nas suas exortações: coragem! Jesus está com o senhor! A sua benção, padre.

  5. Quando sempre digo aos meus próximos que no fim teremos que dar a César o que é de César eles ficam intrigados achando que as coisas que temos neste mundo pertencem a nós. Não iremos levar nada deste mundo a não ser a capacidade de amar o mais justo e o mais bondoso conosco. Abraços.

  6. Sr Paulo Ricardo, o senhor acha de verdade que essas palavras vão fazer bem, espiritualmente e socialmente, para o povo brasileiro? Quando surgir um governo que queira tomar o lugar de Deus, aí os mártires vão derramar seu sangue? Você é só incrivelmente irresponsável ou no fundo deseja que isso aconteça?

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima