Homilia Diária | O gênio pedagógico de Cristo (Quarta-feira da 16.ª Semana do Tempo Comum)

Homilia Diária | O gênio pedagógico de Cristo (Quarta-feira da 16.ª Semana do Tempo Comum)



O sermão das parábolas é o terceiro grande discurso com que São Mateus apresenta o ministério de Jesus. A partir de imagens simples, Cristo proclama a Israel “coisas escondidas desde a criação do mundo”. Mas por que, ao se dirigir às multidões, Jesus falava em parábolas? Que consequências tem essa pedagogia para a nossa vida espiritual?

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 21 de julho, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!
________________________________________________
SEJA MEMBRO DO CANAL:

SEJA NOSSO ALUNO:

Inscreva-se em nosso canal aqui no YouTube e ative o símbolo do sino para receber todos os nossos vídeos:

Instagram:
Facebook:
Twitter:
Telegram:

Siga-nos, ajude-nos a evangelizar e que Deus o abençoe sempre!

fonte

31 comentários em “Homilia Diária | O gênio pedagógico de Cristo (Quarta-feira da 16.ª Semana do Tempo Comum)”

  1. Inteligência intuitiva dos anjos: enxergam a coisa do jeito que é, a verdade. Inteligência discursiva dos homens: a verdade não é óbvia, para chegarmos a ela é preciso. A verdade não é descoberta apenas com base nos sentidos, este é apenas uma parte, as vezes o primeiro passo, a verdade é descobrir o sentido das coisas e isto somente em Cristo, com Cristo, para Cristo e por Cristo. Primeiro recebemos sentidos para depois fazer sentido ou descobrir o sentido das coisas e para alcançar esta graça só aplicando a imaginação para meditar e refletir sobre o sentido das coisas. O profundo e verdadeiro significado das coisas.

  2. Sr padre Paulo Ricardo na homilia . As finalidades e os efeitos da santa missa , como sou de bom entendimento de acordo em tudo sim porque Jesus Cristo 🙏 se pode separar e juntar – se novamente falando do pão e vinho OK ! Agora quando comunicou sobre a virgem Maria santíssima aí não estou de acordo porquê no livro de grignion montfort diz com firmeza que orando á sua mãe querida é o mesmo como estivesse fazendo oração ao seu filho Jesus Cristo 🙏 amém ! E estou de acordo sim ! Sr padre Paulo Ricardo devia pronunciar – se sobre a virgem Maria santíssima trindade com mais firmeza ! Lembre-se de Caná certo !

  3. Os títulos com que nos são apresentados os seus e muitos dos vídeos que circulam na Net, induzem em erro, com objectivos diabólicos contra os quais poderemos estar desprevenidos.Fomentam uma divisão (falta de entendimento) dentro da própria Igreja.
    Por exemplo na apresentação do vídeo sobre a adoração da Eucaristia. Dá uma imagem profundamente errada. Diz isto: "Bento XVI corta as pernas a 20.000 padres"

  4. Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus (Mt XIII, 1-9)

    R: Glória a Vós, Senhor.

    Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Por isso, ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: «O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram frutos: umas cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça».

    V: Palavra da Salvação.
    R: Glória a Vós, Senhor.

    «O SEMEADOR SAIU PARA SEMEAR»

    P. Julio César Ramos González, SDB (Mendoza, Argentina)

    Hoje, Jesus – pela mão de Mateus – introduz-nos nos mistérios do Reino através desta forma tão característica de nos apresentar a sua dinâmica, por meio de Parábolas.

    A semente é a palavra proclamada, e o semeador é Ele mesmo. Ele não procura semear no melhor dos terrenos para garantir a melhor das colheitas. Ele veio para que todos «tenham vida, e a tenham em abundância» (Jo X, 10). Por isso, é que não se poupa a espalhar mãos-cheias generosas de sementes, seja «à beira do caminho (Mt XIII, 4), seja no «terreno cheio de pedras» (v. 5), ou «no meio dos espinhos» (v. 7), e finalmente «em terra boa» (v.8).

    Estamos habituados a ouvi-la, talvez a lê-la e talvez a meditá-la. Conforme a profundidade de escuta na fé, assim será a possibilidade de produzir frutos. Embora estes venham, de certa forma, garantidos pela potência vital da Palavra-semente, não é menor a responsabilidade que nos cabe na escuta atenta dessa Palavra. Por isso, «Quem tem ouvidos, ouça» (Mt XIII, 9).

    Pede hoje ao Senhor o desejo do profeta: «Bastava descobrir as tuas palavras e eu já as devorava, as tuas palavras para mim são prazer e alegria do coração, pois a ti sou consagrado, Senhor, Deus dos exércitos» (Jr XV, 16).

    PATER NOSTER
    Pater noster, qui es in cælis
    Sanctificetur nomen ruim
    Adveniat regnum tuum
    Fiat volutas tua, sicut in cælo att in terra
    Panem nostrum quotidianum da nobis hodie
    Et dimitte nobis debita nostra
    Sicut et nos dimittimus debitoribus nostris
    Et ne nos inducas in tentationem
    Ser libera nos a malo
    Amen

    AVE MARIA
    Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum
    Benedicta tu in mulieribus et benedictus fructus ventris tui, Jesus.
    Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in ora mortis nostræ. Amen.

    SIGNUM CRUCIS
    Per signum crucis, libera nos Deus, Dominum Nostrum, de inimicis nostris. In Nomine Patris et Filii et Spiritui Sancti. Amen.

    SANCTUS BENEDICTUS ORATIO
    Crux Sacra sit mihi lux
    Non Draco sit mihi dux
    Vade retro Satana
    Nunquam suade mihi vana
    Sunt mala quæ libas
    Ipse venem bibas

    CREDO
    1. Credo in unum Deum, Patrem Omnipotentem, factorem cæli et terræ, visibilium omnium et invisibilium.
    2. Et in unum Dominum, Jesum Christum, Filium Dei Unigenitum, et ex Patre natum ante omnia sæcula. Deum de Deo, lumen de lumine, Deum Verum de Deo Vero, genitum, non factum, consubstantialem Patri, per quem omnia facta sunt.
    3. Qui propter nos homines, et propter nostram salutem, descendit de cælis.
    4. [hic, omnes genuflexit] ET INCARNATUS DE SPIRITU SANCTU EX MARIA VIRGINE, ET HOMO FACTUS EST.
    5. Crucifixus etiam pro nobis, sub Pontio Pilato, passus et sepultus est.
    6. Ressurrexit tertia die, secundum Scripturas, et ascendit in cælis, sedet ad dexteram Patris.
    7. Et iterum venturus est cum gloria judicare vivos et mortuos, cujus regni non erit finis.
    8. Et in Spiritum Sanctum, Dominum et vivificantem, qui ex Patre Filioque procedit, qui cum Patre et Filio simul adoratur et conglorificatur, qui locutus est per Prophetas.
    9. Et unam, sanctam, catholicam et apostolicam Ecclesiam.
    10. Confiteor unum baptisma in remissionem peccatorum.
    11. Et expecto ressurrecionem mortuorum.
    12. Et vitam venturi sæculi.

    Amen.

    ANGELUS
    V: Angelus Domini nuntiavit Mariæ
    R: Et concepit de Spiritu Sanctu

    Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum
    Benedicta tu in mulieribus et benedictus fructus ventris tui, Jesus.
    Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in ora mortis nostræ. Amen.

    V: Ecce ancilla Domini
    R: Fiat mihi secundum Verbum tuum

    Ave Maria…

    V: Et Verbum caro factum est
    R: Et habitavit in nobis

    Ave Maria…

    V: Ora pro nobis, Sancta Dei Genitrix
    R: Ut digni efficiamur promissionibus Christi

    Oremus: Gratiam tuam, quæsumus Domine, cordibus nostræ infunde: ut qui, angelo nuntiante, Christii Filii tui encarnationem cognovimus, per passionem ejus et crucem, ad ressurretionis gloriam perducamur. Per eumden Christum, Dominum Nostrum, amen.

    Gloria Patri et Filio et Spiritu Sancto, sicut erat in principio, et nunc et semper et in sæcula sæculorum. Amen (3x).

    SALVE REGINA

    Salve Regina, Mater misericordia, vita, dulcedo et spes nostra, salve. Ad te clamamus exsules filii Evæ; ad te suspiramus, gementes et flentes in hac lacrimarum valle.

    Eia, ergo, advocate nostra; illos tuos misericordes oculos ad nos converte. Et Jesum, benedictum fructum ventris tui, nobis, post hoc exsilium, ostende. O clemens, o pia, o dulcis semper Virgo Maria.

    Ora pro nobis, Sancta Dei Genitrix, ut digni efficiamur promissionibus Christi.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima