Homilia Diária | O porquê de nossa existência veio nos saciar (Sexta-feira da 2.ª Semana da Páscoa)

Homilia Diária | O porquê de nossa existência veio nos saciar (Sexta-feira da 2.ª Semana da Páscoa)



Era Cristo a água que a samaritana fora buscar ao poço. Era Cristo o pão de que tinham fome as multidões no deserto. É Cristo o único bem que nos pode saciar a alma, criada não para as distrações passageiras deste mundo, mas para o único alimento que sacia, a única delícia que deleita. Fora dele, nada importa; sem Ele, nada tem valor. Até quando, cegos e ignorantes, buscaremos longe de Jesus o que só Ele pode dar? Até quando, mundanos e interesseiros, buscaremos em Cristo os “bens” que Ele não nos veio dar?

Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 2 de maio, e perceba que o sentido de nossa existência veio nos saciar.

fonte

30 comentários em “Homilia Diária | O porquê de nossa existência veio nos saciar (Sexta-feira da 2.ª Semana da Páscoa)”

  1. Comentário ao Evangelho por Santo Alberto Magno, c. 1200-1280, monge dominicano, teólogo, filósofo, cientista, escritor, bispo de Ratisbona # O livro do sacramento

    «Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados»

    Senhor, lavados e purificados no mais profundo de nós mesmos, vivificados pelo teu Espírito Santo, saciados com a tua Eucaristia, faz que tenhamos parte na graça que receberam os santos apóstolos e os discípulos, eles que receberam o sacramento das tuas mãos. Desenvolve em nós a solicitude e a diligência para Te seguirmos como membros teus – (cf 1Cor 12,27), para que sejamos dignos de receber de Ti o sentido e a experiência do teu alimento espiritual. Desenvolve em nós o zelo que Pedro concebeu durante a Ceia, para destruirmos toda a vontade que seja contrária à tua – (cf Jo 18,10). […] Desenvolve em nós a paz interior, a resolução e a alegria que foram saboreadas por João quando se inclinou sobre o teu peito – (cf Jo 13,25), para que possamos usufruir da tua sabedoria e tomar o gosto da tua doçura e da tua bondade. Desenvolve em nós a retidão da fé, uma esperança firme e uma caridade perfeita.
    Por intercessão de todos os santos apóstolos e dos teus bem-aventurados discípulos, faz que recebamos o sacramento da tua mão e evitemos perseverantemente a traição de Judas; e inspira ao nosso espírito o que o teu Espírito inspirou aos santos que já estão no Céu, realizando em si mesmos a perfeição da beatitude. Concede-nos tudo isto, Tu que vives e reinas com o Pai na unidade do mesmo Espírito, desde antes de todo o começo e muito para além dos séculos. Amém.

  2. Livro dos Salmos 26, 1.4.13-14 (R. cf. 4ab)

    – 1O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
    R: Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

    – 4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
    R: Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

    – 13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
    R: Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

  3. Sexta, 2/Maio/2025 # Santo do dia: Memória de Santo Atanásio, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja Cor litúrgica: branco Evangelho do dia: São João 6, 1-15

    Primeira leitura: Ato dos Apóstolos 5, 34-42
    Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos:

    Naqueles dias, 34Um fariseu, chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante. 35Depois disse: Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra estes homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou. 37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com estes homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus! E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel. 40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho, muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  4. Para a conversão dos pecadores, oremos: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Te adoro profundamente. Ofereço a Ti o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele é ofendido. Pelos infinitos méritos do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, imploro-Vos a conversão dos pobres pecadores. Amém.

    Senhor, nós Vos suplicamos que concedais a vossos servos lograr perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

  5. No Tempo Pascal, ao final das missas canta-se este hino, repetindo-o por três vezes seguidas. Nos demais tempos: às 6h00, às 12h00 e às 18h00; ora-se o Angelus.

    Regina Caeli, laetáre, Allelúia;
    Quia quem meruísti portáre, Allelúia;
    Resurréxit, sicut dixit, Allelúia;
    Ora pro nóbis Deum, Allelúia.
    Gaude et laetáre, Vírgo Maria! Allelúia!
    Quia surréxit Dóminus vere! Allelúia!

    Rainha do Céu, alegrai-vos! Aleluia!
    Porque você mereceu carregá-lo! Aleluia!
    Ele se levantou novamente, exatamente como disse! Aleluia!
    Rogai por nós, Deus, Aleluia!
    Alegra-te e exulta, Virgem Maria! Aleluia!
    Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!

  6. Rezemos pelos sacerdotes, religiosos e religiosas e por todos os perseguidos em razão da fé; pelos desamparados, infelizes e abandonados; por todas as mulheres, que carregam em si, todas as gerações porvir, e, principalmente e acima de tudo, para que seja feita a vontade de Deus. Agradeçamos ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria todo bem que nos é feito. Rezemos também, pelas intenções de Nossa Senhora em Guadalupe. Ouve, meu filho, o que eu vou te dizer: não te aflija coisa alguma, nem temas enfermidade nem outro acidente penoso. Não estou aqui eu que sou sua Mãe? Alcançai-nos, ó Virgem de Guadalupe, de Vosso Divino Filho Jesus, pelos méritos das Vossas Dores e Lágrimas, a graça da cura e a liberdade para a Santa Igreja Católica. Amém.

  7. Imagine investir 30 anos de trabalho duro para garantir um milhão de dólares para sua aposentadoria, enquanto outros se tornaram milionários em apenas alguns meses graças a investimentos em criptomoedas.
    Desejo a todos que encontrarem esta mensagem sucesso em seus empreendimentos.

Deixe um comentário

Rolar para cima