Homilia Diária | “Os últimos serão os primeiros” (Memória de São Barnabé, Apóstolo)

Homilia Diária | “Os últimos serão os primeiros” (Memória de São Barnabé, Apóstolo)



A Igreja nos convida hoje a contemplar a figura do apóstolo São Barnabé. Filho de judeus dispersos, José Barnabé teve o importante papel de, junto a São Paulo, dar os primeiros passos na evangelização do mundo pagão. “Homem de bem e cheio do Espírito Santo”, como lhe chamam as Sagradas Escrituras, São Barnabé brilha agora no firmamento dos eleitos como modelo de incomparável humildade, que não guarda para si as glórias de seus trabalhos e fadigas, e profundo zelo apostólico, que não mede esforços para difundir mundo afora o nome de Jesus Cristo.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 11 de junho, e comemore conosco outra das muitas glórias da Santa Igreja de Deus.

→ A perspectiva católica sobre família e relacionamentos. Dia 13/06 às 21h.

fonte

30 comentários em “Homilia Diária | “Os últimos serão os primeiros” (Memória de São Barnabé, Apóstolo)”

  1. 11 de junho de 2022 # Evangelho segundo São Mateus 10, 7-13 => Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”. Palavra da salvação. Glória a Vós Senhor.

  2. Catecismo da Igreja Católica § 328-332 => «O anjo do Senhor aproximou-se deles» => A existência dos seres espirituais, não corpóreos, a que a Sagrada Escritura chama habitualmente anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a este respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição. Santo Agostinho diz acerca deles: «Anjo (mensageiro) é a designação do encargo, não da natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz». Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam «constantemente a face de meu Pai que está nos Céus» (Mt 18,10), são «poderosos executores da sua palavra, obedientes ao som de sua palavra» (Sl 103,20). Como criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais, que superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor da sua glória. Cristo é o centro do mundo angélico; os anjos são seus: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus anjos» (Mt 25,31). São seus, porque foram criados por Ele e para Ele: «Pois nele foram criadas todas as coisas, nos Céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis: tronos, dominações, principados, potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele» (Col 1,16); são seus, mais ainda, porque Ele os fez mensageiros do seu projeto de salvação: «Porventura não são todos eles espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação?» (Heb 1,14).

  3. Lembremo-nos; ontem foi o dia dos santos anjos da guarda. Especial lembrança do Santo Anjo da Guarda de Portugal e do Santo Anjo do Brasil. Oremus: Santo Anjo do Brasil, que por ordem da piedosa providência divina és guardião deste imenso país, guardai-o; iluminai o entendimento dos seus governantes, dirigentes e autoridades, militares, civis e religiosas; dirigi as suas providências para a realização do bem comum, e governai as suas atitudes para que jamais ofendam a Deus, meu Senhor e Salvador. Amém.

  4. Deus, obrigado por uma graça alcançada, fui contemplado no consórcio e vou realizar o sonho da casa própria, faça que todos os trâmites ocorra como o planejado.
    Abençoe e ilumine a mim e minha família, nos dê muita paz e saúde, em especial minha esposa que está grávida, faça que a gestação ocorra tudo bem e o Augusto nasça com muita saúde.
    Obrigado ao padre Paulo Ricardo por nos proporcionar esse canal, rezo o terço e escuto as homilias todos os dias, faça que minha fé só aumente a cada dia que passa.
    Que assim seja.
    Amém 🙏🙏🙏🙌🙌🙌

  5. Padre, vc fala de Barnabé e Marcos como tio e sobrinho (4:26"), mas acredito que eles fossem primos (Colossenses 4:10– "Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, primo de Barnabé <a respeito do qual recebestes instruções; se for ter convosco, recebei-o>,).

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima