Homilia Diária | Precisamos dar tempo a Deus! (Sábado da 22.ª Semana do Tempo Comum)

Homilia Diária | Precisamos dar tempo a Deus! (Sábado da 22.ª Semana do Tempo Comum)



Tem o homem uma necessidade profunda, enraizada na sua própria natureza, de prestar a Deus o culto que Ele merece e, como quem está na companhia de um amigo, de entregar-se especialmente à oração, tanto em público como em privado.

É por isso que Deus instituiu o dia do Senhor e a Igreja, “canonizando” o costume imemorial do povo cristão, estabeleceu o domingo como dia festivo por excelência, no qual, livres de nossas ocupações corriqueiras, temos a oportunidade de nos ocupar mais dignamente daquele que é e deve ser o nosso único e grande interesse: Jesus Cristo, Senhor do sábado, Senhor da nossa vida e do nosso tempo.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 4 de setembro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!
________________________________________________
SEJA MEMBRO DO CANAL:

SEJA NOSSO ALUNO:

Inscreva-se em nosso canal aqui no YouTube e ative o símbolo do sino para receber todos os nossos vídeos:

Instagram:
Facebook:
Twitter:
Telegram:

Siga-nos, ajude-nos a evangelizar e que Deus o abençoe sempre!

fonte

44 comentários em “Homilia Diária | Precisamos dar tempo a Deus! (Sábado da 22.ª Semana do Tempo Comum)”

  1. Hoje em dia os Judeus ainda guardam o Sábado como Santo! É um exagero não querer fazer nada no Sábado. Pois acontece muitas fatalidades no Sábado e é preciso ajudar as pessoas. É uma perda de tempo eles continuarem a cumprir essa Lei. Pois Jesus acabou com essa Lei do passado ao vir à terra. Nosso Jesus perdoa os meus pecados! Dai-me paciência, Jesus para aguentar as adversidades sem pecar contra Deus! Dai-me paciência Jesus para aguentar as adversidades sem pecar contra Jesus e a não pecar contra Nossa Senhora! Temos de ter tempo para Amar Deus! E hoje em dia os Cristãos dedicam o Domingo para as obras de Deus! Aleluia! Amém! 🙏🙏🙏🙏🌷🌷🌷💕💕💕💕

  2. É sempre enriquecedor ouvir suas homilias caro Padre Paolo Ricardo mesmo que já estejamos fora do dia da mesma, afinal a Palavra de Deus é para ser escutada e meditada a todo tempo. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼. Parabéns pela sua sabedoria e por saber bem coloca-la a serviço. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

  3. Acho que Maria vive o sábado, como Deus quis, no seu profundo silêncio no Sábado Santo, completamente configurada a Ele, numa antecipação da Ressurreição que viria a seguir, no domingo, no momento em que toda a ordem é restaurada, qdo são feitas novas todas as coisas..

  4. Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas (Lc VI, 1-5)

    R: Glória a Vós, Senhor.

    Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam e comiam. Alguns fariseus disseram: «Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?». Jesus respondeu-lhes: «Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer». E acrescentou: «O Filho do Homem é Senhor também do sábado».

    V: Palavra da Salvação.
    R: Glória a Vós, Senhor.

    «O FILHO DO HOMEM É SENHOR TAMBÉM DO SÁBADO»

    Fr. Austin Chukwuemeka Ihekweme (Ikenanzizi, Nigéria)

    Hoje, frente à acusação dos fariseus, Jesus explica o sentido correto do descanso sabático, invocando um exemplo de Antigo Testamento (cf. Dt XXIII, 26): «Nunca lestes o que fez Davi (…) pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer» (Lc VI, 3-4).

    A conduta de Davi antecipou a doutrina que Cristo ensina nesta passagem. Já no Antigo Testamento, Deus tinha estabelecido uma ordem nos preceitos da Lei, de forma que os de menor hierarquia cedem frente aos principais.

    À luz disto, explica-se que um preceito cerimonial (como o que comentamos) cedesse ante um preceito de lei natural. Igualmente, o preceito do sábado não está por cima das necessidades elementares de subsistência.

    Nesta passagem, Cristo ensina qual era o sentido da instituição divina do sábado: Deus o tinha instituído no bem do homem, para que pudesse descansar e se dedicar com paz e alegria ao culto divino. A interpretação dos fariseus tinha convertido esse dia em ocasião de angustia e preocupação a causa da quantia das prescrições e proibições.

    O sábado tinha sido feito não só para que o homem descansasse, mas também para que desse glória a Deus: este é o autêntico sentido da expressão «o sábado foi feito para o homem» (Mc II, 27).

    Adicionalmente, ao declarar-se senhor também do sábado (cf. Lc VI, 5), manifesta abertamente que Ele é o mesmo Deus que deu o preceito ao povo de Israel, afirmando assim a sua divindade e o seu poder universal. Por essa razão, pode estabelecer outras leis, ao igual que Javé no Antigo Testamento. Jesus bem pode chamar-se senhor do sábado, porque é Deus.

    Peçamos ajuda à Virgem para acreditar e entender que o sábado pertence a Deus e é uma forma –adaptada à natureza humana — de render glória e honra ao Todo-Poderoso.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima