Homilia Dominical | O moralismo cansado e o sentimentalismo preguiçoso (8º Domingo do Tempo Comum)

Homilia Dominical | O moralismo cansado e o sentimentalismo preguiçoso (8º Domingo do Tempo Comum)



A partir da advertência de Nosso Senhor, no Evangelho deste domingo, de que um cego não pode guiar outro cego, Padre Paulo Ricardo reflete sobre dois extremos da cegueira espiritual que prejudica os cristãos atuais: o moralismo cansado e o sentimentalismo preguiçoso. O primeiro impõe um fardo pesado sobre as pessoas, ignorando a fraqueza humana e a ação da graça de Deus; já o segundo, acha que basta “confiar” na misericórdia de Deus, sem necessidade de esforço ou conversão.

Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e entenda como sair da cegueira espiritual para buscar uma vida de intimidade com Cristo.

fonte

32 comentários em “Homilia Dominical | O moralismo cansado e o sentimentalismo preguiçoso (8º Domingo do Tempo Comum)”

  1. Boa noite. Se alguém já viu um dos vídeos do padre, falando de uma santa que foi igual a Santo Agostinho, cheias de pecado e depois virou santa. Fui contar para minha amiga, mas não sabia o nome da Santa e não achei nos vídeos. Alguém se lembra o nome???

  2. Comentário ao Evangelho por São Francisco de Sales, 1567-1622, bispo de Genebra, doutor da Igreja # Introdução à vida devota, I, cap. 3

    «Cada árvore conhece-se pelo seu fruto»

    Na criação, Deus mandou que as plantas dessem os seus frutos, cada uma segundo as suas espécies – (Gn 1,11); da mesma maneira, ordenou aos cristãos, que são as plantas vivas da sua Igreja, que produzissem frutos de devoção, cada um segundo a sua qualidade e vocação. A devoção, a vida cristã, deve ser exercida de formas diferentes pelo fidalgo, pelo artesão, pelo criado, pelo príncipe, pela viúva, pela jovem e pela mulher casada; e também é preciso acomodar a prática da devoção às forças, às atividades e aos deveres específicos de cada um. […] E se o bispo preferisse ser solitário como os monges? E se os casados não quisessem trabalhar como os capuchinhos, se o artesão estivesse todo o dia na igreja como o religioso, e o religioso constantemente exposto a todo o tipo de encontros para o serviço do próximo como o bispo? Tal não seria ridículo, desregrado e insuportável? Este erro, no entanto, é muito frequente. […]
    A devoção, quando é verdadeira, em nada prejudica; pelo contrário, tudo aperfeiçoa. […] A abelha, diz Aristóteles, tira o mel das flores sem as estragar, deixando-as inteiras e frescas como as encontrou. A verdadeira devoção faz ainda melhor, pois, não só não prejudica nenhum tipo de vocação nem atividade, como, pelo contrário, as honra e embeleza. […] Com ela, o cuidado da família torna-se mais pacífico, o amor do marido e da mulher mais sincero, o serviço do príncipe mais fiel, e todos os tipos de ocupação mais suaves e amáveis.
    Não é só um erro, é também uma heresia querer banir a devoção das companhias de soldados, das lojas dos artesãos, da corte dos príncipes, dos lares dos casais. […] Onde quer que estejamos, podemos e devemos aspirar à perfeição.

  3. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 39-45
    – Aleluia, aleluia, aleluia!
    – Como astros no mundo vós resplandeceis, mensagem de vida ao mundo anunciando; da vida a Palavra, com fé, proclamais, quais astros luzentes no mundo brilhais! (Fl 2,15d.16a);

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

    Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. 43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio.

    – Palavra da Salvação
    – Glória a Vós, Senhor

  4. Segunda leitura: 1Coríntios 15, 54-58
    Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

    Irmãos 54Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: A morte foi tragada pela vitória. 55Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão? 56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo. 58Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  5. Livro dos Salmos 91, 2-3.13-14.15-16 (R. cf. 2a)

    – 2Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! 3Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.
    R: Como é bom agradecermos ao Senhor.

    – 13O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; 14na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão.
    R: Como é bom agradecermos ao Senhor.

    – 15Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; 16e dirão: É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!
    R: Como é bom agradecermos ao Senhor.

  6. Domingo, 2/Março/2025 # Santo do dia: São Simplício, 47º papa, confessor, 483; Santa Inês de Praga, religiosa, 1282 Cor litúrgica: verde Evangelho do dia: São Lucas 6, 39-45

    Primeira leitura: Eclesiástico 27, 5-8
    Leitura do Livro do Eclesiástico:

    5Quando a gente sacode a peneira, ficam nela só os refugos; assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar. 6Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa, 7O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. 8Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar: pois é no falar que o homem se revela.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  7. A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. Desde agora e para sempre todas as gerações me considerarão bem-aventurada. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas; Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os que no coração tem pensamentos soberbos. Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes. Sacia de bens os famintos e despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu fiel servidor, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, em favor de Abraão e sua descendência. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. => MAGNIFICAT

  8. Rezemos para que Deus ilumine o entendimento dos nossos governantes, dirigentes e autoridades, civis, militares e religiosas; para que as suas atitudes promovam o bem comum, e jamais ofendam a Deus. Pela Igreja Católica; pelo Papa Francisco; pelos senhores bispos e sacerdotes, religiosos e religiosas; pelos catequistas e catequizandos; pelos evangelizadores e pelos evangelizados. Para que os católicos perseverem na fé; pelos cristãos não católicos; pelos pagãos; pela conversão de todos os pecadores; pelos falecidos e pelas almas no Purgatório. Para que possamos um dia, estar juntos com a Virgem Maria, com os Apóstolos, com os Santos e os Anjos do Senhor, para louvar e bendizer ao Criador, Nosso Deus e Senhor Nosso. Por todos os sacerdotes, religiosos e religiosas; para desagravar o Imaculado Coração de Maria e o Sagrado Coração de Jesus. Pelos sacerdotes, religiosos e religiosas perseguidos em razão da fé; por todos os desamparados, infelizes e abandonados e, principalmente e acima de tudo, para que seja feita a vontade de Deus. Para que acima de tudo seja feita a Sua vontade Senhor Deus de misericórdia, e assim, se for do Seu agrado e interesse, concedei-nos a conversão da Rússia e de Israel e a paz na Ucrânia e na Palestina. Amém.

  9. Vinde espírito santo me fortaleça, virgem Maria Santíssima interceda por mim junto ao seu filho amado nosso senhor Jesus Cristo 🙏 para que eu possa continuar orando, pedindo forças pra que eu continue, porque Jesus Cristo sabe o que eu tenho feito pra conseguir no caminho da cruz, ele tudo sabe, tudo vê.eu creio senhor mais aumentai a minha fé 🙏 amém

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima