Homilia Dominical | O que não pode faltar numa família? (Festa da Sagrada Família)

Homilia Dominical | O que não pode faltar numa família? (Festa da Sagrada Família)



Neste último domingo do ano, em que celebramos a Festa da Sagrada Família, somos chamados a olhar para Jesus, Maria e José como modelos de vida familiar.

Numa época em que se tenta, a todo custo, reduzir a família a uma mera associação entre indivíduos, devemos reafirmar a realidade óbvia de que a verdadeira família possui um substrato biológico: a união de um homem e de uma mulher, gerando filhos.

A família, porém, não se resume a apenas isso. Só há família de fato, quando há virtude; ou seja, ela precisa ter como coluna vertebral a obediência a Deus e aos seus Mandamentos. Por isso, somente sendo uma família obediente a Deus na terra, poderemos um dia ser família no Céu.

fonte

47 comentários em “Homilia Dominical | O que não pode faltar numa família? (Festa da Sagrada Família)”

  1. Pe Paulo Ricardo com a sabedoria do Santo Evangelho nos mostra a Grandeza da Sagrada Família e assim rogo a Sagrada Família que grato pelo ano 2023 dado a minha família conceda em 2024 um Ano repleto da Graça de Deus para minha família. Amém!

  2. Que o ano novo chegue como um presente divino, repleto de bênçãos e riquezas do céu para todos.

    Neste novo ano, que Nossa Senhora cubra cada um com seu manto protetor, proporcionando paz, saúde e prosperidade. Que os desafios se transformem em oportunidades de crescimento espiritual e que a fé seja a luz que ilumina cada passo em 2024.

    Que a união e o amor entre nós fortaleçam a comunidade, tornando este novo ano verdadeiramente abençoado. 🙏✨

  3. São Silvestre I (Memória Facultativa)

    Local: Roma, Itália

    Data: 31 de Dezembro† 335

    O papa São Silvestre é o último santo do ano civil. No Brasil realiza-se neste dia a célebre "corrida de São Silvestre", que originariamente era organizada de tal maneira que se chegasse à meta na chegada do novo ano. Infelizmente, este sentido simbólico foi destruído pelos festejos de réveillon, economicamente mais vantajosos para os meios de comunicação social.

    Silvestre I foi bispo de Roma de 314 a 335. Mais do que o ano civil, ele encerra na história da Igreja uma época importante e inicia nova era. Seu longo pontificado se iniciou no momento em que, depois de tanto derramamento de sangue cristão, o Estado romano, por obra de Constantino I e de Licínio, publica o edito de tolerância religiosa para o cristianismo.

    Pode-se dizer que Silvestre ficou um tanto oculto à sombra do primeiro imperador cristão. Sobre a vida deste Papa antes do pontificado, pouco nos diz a história. Só nos revela que ele pertencia ao clero romano, ocupava cargo de importância e teve, também ele, que se ocultar durante as últimas perseguições. Constantino Magno, em 313, com o edito de Milão, dava liberdade plena ao cristianismo. À munificência do imperador Constantino e de sua mãe Santa Helena, deve-se a construção de várias basílicas em Roma no pontificado de Silvestre. Podem ser lembradas as basílicas do Santíssimo Salvador no Latrão, São Pedro no Vaticano e São Paulo fora dos muros.

    Quem chefiava a Igreja de Cristo naquele momento era o papa Melquíades, que veio a falecer pouco depois. O novo Papa escolhido para dirigir a sorte da Igreja foi Silvestre. Coube a ele a grande tarefa de, por meio de sábias leis, introduzir a religião cristã na vida dos povos, dando-lhes formação concreta e definitiva. A paz externa estava assegurada. Era preciso buscar a paz interna na Igreja. Tinham-se processado no seu interior duas grandes heresias que exigiram a ação prudente e vigilante do papa Silvestre: o donatismo e o arianismo. Os donatistas na África pregavam uma Igreja só feita de justos. Defendiam que no momento em que a Igreja tolera em seu seio pecadores, termina de ser a verdadeira Igreja de Cristo. Pior foi a heresia do arianismo, que reduzia Cristo a uma simples criatura de Deus, inferior ao Pai. Tanto contra a primeira como contra a segunda heresia o papa Silvestre tomou atitude enérgica. A heresia dos donatistas foi condenada no Concílio de Arles, e Santo Agostinho a condenou na África. Contra o arianismo foi convocado o Concilio de Niceia no ano 325. O Papa mandou dois representantes e deu-se a proclamação oficial que Cristo, Filho de Deus, é "consubstancial ao Pai, Deus de Deus, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro".

    Coube assim ao primeiro Papa da nova situação de tolerância para o cristianismo dar grandes passos em vista à organização e dinamização da vida eclesiástica.

    A lenda posterior floreou com exuberante fantasia a atividade de Silvestre I, tanto sobre seu relacionamento com Constantino como sobre uma suposta doação de Constantino, surgida no século IX, segundo a qual o imperador Constantino, como senhor do mundo, teria dado ao papa Silvestre imensos territórios do Império Romano. Para engrandecer a memória de São Silvestre I bastam os fatos estritamente históricos de seu pontificado.

    A comemoração do papa São Silvestre leva a Igreja a refletir sobre a misteriosa realidade do entrelaçamento da história civil e da história da Igreja, entre a realidade social civil com seu governo próprio e as comunidades de fé guiadas pelos pastores.

  4. Hoje é o dia em que exaltamos a Sagrada Família como um modelo de vida familiar para todas as famílias cristãs. É na família que aprendemos a viver em sociedade, partilhando as mesmas esperanças e as mesmas angústias. É na família que encontramos a nossa identidade, a nossa verdade e esta verdade nos liberta. Onde amamos e somos amados incondicionalmente. Não escolhemos nossas famílias, por isso devemos amá-las como dom de Deus concedido a cada um de nós.

    Por esta razão, queremos pedir a intercessão da Sagrada Família de Nazaré por nossas famílias, com alegria, união, amor e esperança.

    "Jesus, Maria e José, em Vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, confiantes, a Vós nos consagramos. Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas. Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais haja nas famílias episódios de violência, de fechamento e divisão; e quem tiver sido ferido ou escandalizado seja rapidamente consolado e curado. Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes do carácter sagrado e inviolável da família, da sua beleza no projeto de Deus. Jesus, Maria e José, ouvi-nos e acolhei a nossa súplica. Amém." #SagradaFamilia #Santinhoz

  5. Segunda leitura: Hebreus 11, 8.11-12.17-19
    Leitura da Epístola de São Paulo aos Hebreus:

    8Irmãos: Pela fé, Abraão, ao ser chamado, obedeceu e partiu para um lugar que havia de receber como herança, e partiu sem saber para onde ia. 11Pela fé, também Sara recebeu o poder de ser mãe já depois de passada a idade, porque acreditou na fidelidade daquele que lho prometeu. 12Foi por isso também que de um só homem – um homem que a morte já espreitava – nasceram descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia que há na praia do mar. 17Pela fé, Abraão, submetido à prova, ofereceu o seu filho único Isaac, que era o depositário das promessas, 18como lhe tinha sido dito: “Por Isaac será assegurada a tua descendência”. 19Ele considerava que Deus pode ressuscitar os mortos; por isso, numa espécie de prefiguração, ele recuperou o seu filho.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  6. Segunda leitura: Colossenses 3, 12-21
    Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

    Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  7. Livro dos Salmos 104, 1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 7a.8a)

    – 1Louvai o Senhor, aclamai o seu nome, anunciai entre os povos as suas obras. 2Cantai-Lhe salmos e hinos, proclamai todas as suas maravilhas.
    R: O Senhor, nosso Deus, recorda sempre a sua aliança.
    – 3Gloriai-vos no seu santo nome, exulte o coração dos que procuram o Senhor. 4Considerai o Senhor e o seu poder, procurai sempre a sua face.
    R: O Senhor, nosso Deus, recorda sempre a sua aliança.
    – 5Recordai as maravilhas que Ele operou, os seus prodígios e os oráculos da sua boca. 6Descendentes de Abraão, seu servo, filhos de Jacob, seu eleito,
    R: O Senhor, nosso Deus, recorda sempre a sua aliança.
    – 8Ele recorda sempre a sua aliança, a palavra que empenhou para mil gerações, 9o pacto que estabeleceu com Abraão, o juramento que fez a Isaac.
    R: O Senhor, nosso Deus, recorda sempre a sua aliança.

  8. Livro dos Salmos 127, 1-2.3.4-5 (R. cf.1)

    – 1Feliz és tu, se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
    R: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

    – 3A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
    R: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

    – 4Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. 5O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
    R: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

  9. Primeira leitura: Gênesis 15, 1-6; 21, 1-3
    Leitura do Livro do Gênesis:

    1Naqueles dias, foi dirigida a Abrão a palavra do Senhor numa visão: “Não temas, Abrão: Eu sou o teu escudo; será grande a tua recompensa”. 2Abrão respondeu: “Senhor, meu Deus, que me dareis? Vou partir desta vida sem descendência e o herdeiro da minha casa é Eliezer de Damasco”. 3E continuou: “Vós não me destes descendência e um servo nascido na minha casa é que será o meu herdeiro”. 4Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Não é ele que será o teu herdeiro; o teu herdeiro vai ser alguém nascido do teu sangue”. 5Deus levou Abrão para fora de casa e disse-lhe: “Olha para o céu e conta as estrelas, se as puderes contar”. E acrescentou: “Assim será a tua descendência”. 6Abrão acreditou no Senhor, o que lhe foi atribuído como justiça. 21,1O Senhor visitou Sara, como lhe tinha dito, e realizou nela o que prometera. 2Sara concebeu e, na data marcada por Deus, deu um filho a Abraão, quando este já era velho. 3Ao filho que lhe nascera de Sara, deu Abraão o nome de Isaac.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  10. Domingo, 31/Dezembro/2023 # Santo do dia: Sagrada família, Jesus, Maria e José; São Silvestre I, 33º papa, confessor, 335; Santa Melânia, a nova, 439, e São Piniano, seu esposo, 432, confessores Cor litúrgica: branco Evangelho do dia: São Lucas 2, 22-40

    Primeira leitura: Eclesiástico 3, 3-7.14-17a
    Leitura do Livro do Eclesiástico:

    3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17ae, na justiça, será para tua edificação.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  11. Padre, a esposa e os filhos devem obediência ao pai só se ele for temente a Deus e tiver fazendo a vontade de Deus, e a Igreja, deve obediência ao Papa se ele estiver ensinando o oposto do que Deus nos pede ? O oposto de todos os outros concilios e papas ?

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima