Homilia | Não queira extinguir nem driblar os Mandamentos!(6.º Domingo do Tempo Comum)

Homilia | Não queira extinguir nem driblar os Mandamentos!(6.º Domingo do Tempo Comum)



Nosso Senhor, no Evangelho deste domingo, põe diante dos nossos olhos os mesmos Mandamentos que Moisés apresentou no Antigo Testamento. Porém, agora, eles se destinam especialmente ao interior do homem, visto que não é suficiente só “não matar” ou “não cometer adultério”, se em nosso coração continuamos a odiar o próximo ou a usá-lo para o nosso próprio prazer.

Sem um amor radical de benevolência, por mais que tenhamos fé, não seremos salvos; pois o Deus de amor quer gerar, com a sua graça, filhos que também amam.

fonte

44 comentários em “Homilia | Não queira extinguir nem driblar os Mandamentos!(6.º Domingo do Tempo Comum)”

  1. O que Jesus está deixando claro é que todo homem nascido de Adão é Homicida e adúltero. Ou vai negar que seu coração nunca desejou uma mulher que não é a sua? Ou vai dizer que nunca matou em seu coração? Negar sua miséria te faz parecido com os fariseus que achavam que eram “justos” por cumprimentos da lei. Vale ressaltar que a graça não trata meramente o exterior, mas no mais íntimo do homem, no coração! É preciso entender Mateus 15:19 Romanos 3 Efésios 2:8 . Todo homem sem a Graça de Deus é depravado. “ Tiago deixa claro isso: O que há de bom em nós é Dádiva de Deus e o que há de ruim é só reflexo de Adão. O legalismo te faz “ cumprir “ superficialmente uma “mandamento” sem as motivações corretas. Uma pessoa só pode ser salva com a obra exclusiva de Cristo. Se vc foi alcançado pela graça, vc servirá a Deus e ao próximo em amor e não por presunção. Deus vos abençoe!

  2. Boa tarde padre Paulo Ricardo,sua benção. Estou morando em uma cidade do interior de Minas gerais e ontem no final da missa aconteceu uma situação que me deixou bastante surpresa. Um casal após a missa anunciou um encontro de casais de segunda união,sendo que a homilia foi sobre o amor,o adultério . Gostaria de saber se a nossa igreja católica agora está permitindo casamentos de segunda união? Confesso que fiquei bastante confusa e gostaria de sua orientação, desde já agradeço e fique com Deus.

  3. Sua benção, Pe. Paulo. Linda homilia, como sempre.
    Estou noiva há 1 mês e me preparando para o casamento daqui 3 meses. Eu e meu noivo suplicamos a Nosso Senhor perseverança para viver a castidade não somente pelo ato em si, mas por cada atitude um com o outro. Em primeiro plano, o Senhor me ensinou o que é o Amor, o que é Amar, através da Sua misericórdia e bondade infinita mostrando minha pequenez e Ele, mostrando como Amar, me proporcionou conhecer meu noivo. Costumo dizer que meu noivo é o instrumento que o Senhor permitiu para amar como Ele quer que amemos. O que o senhor disse sobre pecar contra os outros 7 pecados de que "não amamos o próximo" foi um choque para mim, em especial quando pecamos contra a castidade. Quero amar Cristo no meu futuro esposo, quero amar Cristo no outro.

    Rezemos para que tenhamos um coração semelhante ao de Nosso Senhor! 🤍

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima