O que faz um amigo? (Homilia Diária.838: Sexta-feira da 5.ª Semana da Páscoa)

O que faz um amigo? (Homilia Diária.838: Sexta-feira da 5.ª Semana da Páscoa)



“Um amigo fiel”, diz o Espírito Santo, “é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro”. Tesouro, porém, que não se descobre ao azar e por acaso, mas que se escolhe livremente, por haver nele aquele sintonia de corações entre duas almas tementes a Deus: “Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 4 de maio, e reflita conosco sobre as amizades santas que o Senhor quer estabelecer na unidade de seu Sacratíssimo Coração.

fonte

33 comentários em “O que faz um amigo? (Homilia Diária.838: Sexta-feira da 5.ª Semana da Páscoa)”

  1. O que faz um amigo? (Homilia Diária.838: Sexta-feira da 5.ª Semana da Páscoa)

    Depois de Jesus dizer que os seus apóstolos devem permanecer Nele como a Videira. Os ramos na videira. Agora Jesus chama os apóstolos de amigos. E esse trecho do Evangelho de São João dá à Santo Tomás de Aquino a ocasião de refletir a respeito desta “virtude” especial chamada amizade. Vejam, uma boa amizade é fruto de uma eleição. O próprio Jesus disse assim, não foi vós que me escolhestes foi eu quem vos escolhi. VOCÊ PRECISA ESCOLHER BEM OS SEUS AMIGOS. Então aqui vem a realidade de que nós não podemos ter amigos a partir de uma escolha irracional, passional: “é gostoso estar com essa pessoa. Essa pessoa é agradável.”, não nós precisamos escolher as pessoas, porque essas pessoas tem o coração no mesmo lugar que nós temos. É uma outra característica da amizade, a chamada concórdia, ou seja, o coração precisa estar no mesmo lugar. “Vós sois os meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando”, então aqui está a realidade de que Jesus quer ser nosso amigo, Ele revela o Seu coração, “Não vos chamo servos, chamo-vos amigos”, porque o servo não conhece as coisas, vocês agora conhecem, vocês sabem onde está o Meu coração, agora, para ser amizade de verdade, uma vez que vocês sabem onde está o Meu coração, vocês precisam agora colocar o coração no mesmo lugar. É a concórdia, ou seja, as coisas principais da vida precisam estar em sintonia.
    É isso que nos leva à reflexão, por exemplo, a respeito de certas situações que as pessoas querem ser amigas de todo mundo, mas naquilo que é fundamental não querem concordar, ter o coração no mesmo lugar, cum corde, aí não dá, ou seja, nós podemos discordar em coisas triviais, como por exemplo, você torce para um time, eu torço para outro, mas se aquilo que é o principal na minha vida, que é o meu amor a Jesus e você O odeia, eu posso querer bem a você, mas amizade, amizade, no sentido profundo da palavra, não é possível. Não é possível você ter amizade com uma pessoa que odeia tudo aquilo que você mais ama.
    O que eu mais amo? Eu amo o Santíssimo Sacramento, você acha que aquilo é uma loucura, uma idolatria, uma bobagem, um pedaço de pão; eu amo a Virgem Maria, você acha que a Virgem Maria é uma mulher qualquer; então, veja a gente pode ter uma parceria, a gente pode ter uma aliança para propósitos comuns, mas amizade no sentido profundo da palavra, não! A amizade precisa ter concórdia.
    Então o Evangelho de hoje nos mostra como nós podemos cultivar amizades e escolher bem os nossos amigos, a amizade é uma eleição, você escolhe uma pessoa e escolhe racionalmente, não escolhe simplesmente porque “Ah, é uma pessoa legal, eu gosto de estar junto com ele”, mas porque você, inteligentemente, e com uma visão de fé sobrenatural, vê que aquela pessoa ama as mesmas coisas que você ama, o que há de principal na vida, então surge aí a comunhão, surge aí aquilo que o próprio Jesus estava descrevendo para os seus apóstolos quando ele falou da videira e dos ramos, ou seja, nós vivemos da mesma vida, porque quando amamos as mesmas coisas, as graças de Deus que opera em mim, opera em você, então é aqui que o Santo Agostinho exclama com grande entusiasmo no seu “De Trinitate”, a respeito do homem de Deus, quando ele ouve falar que existe uma pessoa que é amigo de Deus, quando ele ouve falar de uma pessoa que ama a Deus, ele quer conhecer essa pessoa, ele quer estar junto dele, ele quer trocar palavras, ele quer conviver, ter comunhão com essa pessoa, por quê? Porque quando você ouve falar que existe alguém que ama e ama de verdade Aquele que é o maior amor de sua vida, Jesus, então existe concórdia, existe comunhão amizade.

  2. Adoro Vos, ó Cristo Deus, no santo altar
    o teu sacramento vivo, a palpitar!
    Dou-te, sem partilha, vida e coração;
    pois de amor me inflamo na contemplação.

    Tato e vista falham, bem como o sabor;
    só por meu ouvido tem a fé vigor.
    Creio o que disseste, ó Jesus meu Deus,
    Verbo da Verdade, vindo a nós dos céus.

    Tua divindade não se viu na cruz,
    nem a humanidade vê-se aqui, Jesus;
    ambas eu confesso como o bom ladrão,
    e um lugar espero na eternal mansão.

    Não me deste a dita como a São Tomé,
    de tocar as chagas, mas eu tenho fé.
    Faze que ela cresça com o meu amor,
    e minha esperança tenha novo ardor.

    Dos teus sofrimentos é memorial,
    este pão de vida, pão celestial;
    dele eu sempre queira mais me alimentar,
    sentir-lhe a doçura divinal sem par.

    Pio Pelicano, Cristo meu senhor,
    lava no teu sangue a mim pecador,
    pois que uma só gota pode resgatar,
    do pecado o mundo e o purificar.

    Ora te contemplo, com espesso véu,
    mas desejo ver-te, bom Jesus, no céu.
    Face a face um dia, hei de ti gozar,
    nessa doce Pátria sem fim te amar.

    Amém.

    São Thomas de Aquino

  3. É ótimo ouvir o senhor querido Pe Paulo Ricardo. De todas as verdades que o sr nos fala todos os dias em suas homilias, e estudos, hoje o sr me confirmou uma coisa que sempre pensei mas não tinha certeza se estava certo. Não é possível ser AMIGO de uma pessoa que não partilha das mesma verdades. Eu não aceito uma pessoa falar que a Santíssima Virgem Maria é uma mulher qualquer. Quem é inteligente já sabe de que pessoas falo.

  4. Mesmo tendo dito isso aos 12 apóstolos, Jesus tinha 3 amigos em especial, que experimentaram a mais alta alegria de Jesus: Transfiguração, e a maior tristeza: agonia no horto. Nesses dois momentos ele chama Pedro, Tiago e João pra estarem com Ele. Apenas poucos são capazes de suportar nossas maiores alegrias e dores…

  5. Tenho uma amizade com uma senhora que evangélica pentecostal. E certa vez me disse algo que fiquei estarrecido. Que Nossa Senhora, nossa Mãe do Céu. Está morta como todas as pessoa que morreram aguardando a volta de JESUS. E que Nossa Senhora não tem poder de interceder. Fiquei tão diminuído na minha condição de católico de não poder abrir um debate soubre o que acredito. No poder interessor de María.
    A única coisa que fiz foi me recolher e pedir perdão a Nossa Senhor por não defende-la diante daquela senhora evangélica.

  6. Graças a Deus Jesus é nosso amigo …tenho poucos amigos mas somos seguidores de Deus .. Deus só me apresenta amizades boas e que me aproximar de Cristo sempre … que Deus abençoe meus amigos e a todos nós 🙏🏼

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima