Por que queremos ver Jesus? (Homilia Diária.1587: Quinta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

Por que queremos ver Jesus? (Homilia Diária.1587: Quinta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)



→ “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais:

Os evangelhos que a Igreja proclama hoje e amanhã nos mostram a diferença que vai do ver a Cristo com os olhos da carne, mas sem poder crer, ao vê-lO com os da fé. Viam as turbas os milagres; mas, resistentes à graça, não podiam crer no que Cristo dizia de si.

Quer também o rei Herodes ver Jesus, mas para satisfazer a curiosidade dos olhos e ver, em primeira mão, se era verdade o que dEle diziam. Somente Pedro, depois de tanto tempo vendo a Cristo, abrirá os únicos olhos que são capazes de ver quem realmente Ele é: “Tu és o Cristo de Deus”.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 24 de setembro, e saibamos mortificar nossas paixões, para querermos ver a Cristo como Ele se nos quer revelar: como Deus feito homem, não para saciar nossa curiosidade, mas para carregar, sob o lenho da cruz, os nossos pecados.

fonte

24 comentários em “Por que queremos ver Jesus? (Homilia Diária.1587: Quinta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)”

  1. Glória a Deus, o Senhor hoje me concedeu a graça pelas mãos de Maria Santíssima e ação do Espírito Santo de receber três pérolas de reflexão da palavra por meio de seus sacerdotes: Frei Gilson, Pe José Augusto e Pe Paulo Ricardo. Deus e Nossa Senhora sejam louvados para sempre sejam louvados cada vez mais e melhor pela vida e missão, família e comunidade dos seus sacerdotes e que assim seja também por meio da minha vida e da minha família e de cada irmão e irmã. Por isso Senhor e Senhor dai-nos a graça de pedir a graça, a graça de acolher a graça, a graça de viver a graça, a graça de se tornar uma graça para o Senhor, para a Senhora, para nós mesmo e para o próximo e não mais desperdiçar graças. Em nome de Jesus, Maria e José pela ação do Espírito Santo assim te peço e rogo. Gratidão Senhor.

  2. Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas (Lc IX, 7-9)

    R: Glória a Vós, Senhor.

    Naquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: «Eu mandei cortar a cabeça de João… Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?». E procurava ver Jesus.

    V: Palavra da Salvação.
    R: Glória a Vós, Senhor.

    PROCURAVA HERODES VER A JESUS

    Rev. P. Jorge R. Burgos Rivera SBD (Cataño, Porto Rico)

    Hoje o texto do Evangelho nos diz que Herodes queria ver Jesus (cf. Lc IX, 9). Esse desejo de ver Jesus vem da curiosidade. Falava-se muito de Jesus pelos milagres que ele ia realizando por onde passava. Muitas pessoas falavam dele. A atuação de Jesus trouxe à memória do povo diversas figuras de profetas: Elias, João Batista, etc. Mas, por ser simples curiosidade, esse desejo não transcende. Tal é o fato que quando Herodes vê não lhe causa maior impressão (cf. Lc XXIII, 8-11). Seu desejo se desvanece ao vê-lo cara a cara, porque Jesus se nega a responder suas perguntas. Esse silêncio de Jesus delata Herodes como corrupto e depravado.

    Nós, ao igual que Herodes, com certeza sentimos, alguma vez, o desejo de ver Jesus. Mas já não contamos com ele Jesus em carne e osso como nos tempos de Herodes, no entanto contamos com outras presenças de Jesus. Quero ressaltar duas delas.

    Em primeiro lugar, a tradição da Igreja fez das quintas-feiras um dia por excelência para ver Jesus na Eucaristia. São muitos os lugares onde hoje está exposto Jesus – Eucaristia. «A adoração eucarística é uma forma essencial de estar com o Senhor. Na sagrada custódia está presente o verdadeiro tesouro, sempre esperando por nós: não está ali por Ele, e sim por nós» (Bento XVI). -Aproxime-se para que lhe deslumbre com sua presença.

    Para o segundo caso podemos fazer referência a uma canção popular, que diz: «Conosco está e não o conhecemos». Jesus está presente em tantos e tantos de nossos irmãos que têm sido marginados, que sofrem e não têm ninguém que os queira ver. Na sua encíclica Deus é Amor, diz o Papa Bento XVI: «O amor ao próximo enraizado no amor a Deus é ante tudo uma tarefa para cada fiel, mas é também para toda a comunidade eclesial». Assim, então, Jesus está lhe esperando, com os braços abertos lhe recebe em ambas as situações. Aproxime-se.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima