Zaqueu, desce depressa! (Homilia Diária.1009: Terça-feira da 33.ª Semana do Tempo Comum)

Zaqueu, desce depressa! (Homilia Diária.1009: Terça-feira da 33.ª Semana do Tempo Comum)



O Evangelho de hoje nos apresenta uma cena um tanto “ridícula”: Zaqueu, um publicano baixinho, sobe às pressas numa figueira para tentar ver Jesus, rodeado de uma multidão de admiradores e não poucos curiosos. Mas Zaqueu, apesar de seu empenho desajeitado, nada poderia ver se Jesus mesmo, tomando a dianteira, não viesse a ele e lhe dissesse: “Zaqueu, desce depressa”, porque todos nós somos impotentes para encontrar a Cristo, se Ele não se dignar vir antes ao nosso encontro. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 20 de novembro, e medite conosco mais uma página do Santo Evangelho!

fonte

36 comentários em “Zaqueu, desce depressa! (Homilia Diária.1009: Terça-feira da 33.ª Semana do Tempo Comum)”

  1. Quão imenso e magnífico é o Amor do Pai em Seu Filho! Tal Amor que é capaz de tomar partido por esta humanidade desmantelada pelo pecado. Aqui vemos a dinâmica da salvação que inicia com um encontro. Não se trata de um encontro qualquer. É um encontro que desarma a alma e desinstala o ser. Zaqueu jamais havia experimentado tão maravilhoso encontro. Alguém finalmente teve acesso ao mais profundo recanto do seu coração. E logo assim, a voz do Salvador ecoou forte e revelou um apelo: "Zaqueu, desce depressa!". É a urgência do Evangelho em ação que nos pede arrependimento e conversão, se possível hoje, agora! Zaqueu pensava que já estava no céu, tendo boa vida, mas havia ainda um vazio, que foi de fato preenchido por Jesus Cristo, e deu-lhe novo sentido. Isto de fato é a centralidade de tal encontro: novo horizonte de vida, renunciando a antiga vida, a velha humanidade. E assim, Zaqueu pode renascer. O renascimento da alma é acompanhada pela vontade inquietante de conversão, porque esta nova vida se torna tão sedutora para a alma que não é mais possível permanecer inerte. Desta forma, o que começou com um encontro, termina numa sincera transformação de vida!

    Que possamos, nesta nossa caminhada de Fé, Esperança e Caridade, deixar-nos ser tocados pelo Amor de Deus, que por sua força nos impulsiona para uma vida feliz.

    Louvado seja o santo nome de Deus! Bendito seja Deus no mais alto dos céus! Salve Maria! Rainha do Céu! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

  2. Um dia, tomando consciência de minha pequenez, não só física, também subi numa "árvore" para ver Jesus. Mas, Ele me olhou e me ordenou que descesse para ficar bem junto d'Ele. Dali desci e nunca mais O abandonei. Obrigada padre por suas palavras de sabedoria!

  3. Cara, se eu tivesse que trocar todos os anos da minha vida, por um minuto do
    Passado, eu trocaria por um minuto de frente com Jesus Cristo. Olhar
    Pra ele pra pedir perdão, e dizer obrigado. E eu sei que ele saberia quem era eu 😥.

  4. Como é bonito ver que foi preciso que Zaqueu fizesse o primeiro esforço (se interessasse e subisse na árvore) para que então Jesus pudesse mudar a sua vida. Todos nós precisamos dar o primeiro passo (primeira conversão), para que então Deus continue a nos encontrar em nossa vida. Evangelho maravilhoso (um dos meus preferidos). Obrigado padre Paulo Ricardo pelo seu sacerdócio, pela suada vocação. Tu és um presente de Deus na vida de nós brasileiros e demais falantes da língua portuguesa.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima