2º Domingo da Quaresma – Ano B

Neste 2º Domingo da quaresma - Ano B - Deus nos apresenta a transfiguração de Jesus perante os apóstolos

Festa da transfiguração

22/fev/2024

Neste 2º Domingo da quaresma - Ano B - Deus nos apresenta a transfiguração de Jesus perante os apóstolos Pedro, Tiago e João. Portanto veremos a transfiguração de Jesus e a glória escondida em nossos corações.

Utilizei, para esse artigo, a reflexão do Padre Paulo Ricardo.

Introdução

Olá, meus queridos irmãos e irmãs! É uma grande alegria estarmos juntos mais uma vez no nosso programa Testemunho de Fé. Aqui, o Padre Paulo Ricardo, vamos refletir a respeito do evangelho que a Igreja nos propõe neste segundo domingo da Quaresma.

A Transfiguração de Jesus

Neste segundo domingo da Quaresma, refletimos a respeito do evangelho da Transfiguração do Senhor Jesus. Jesus sobe a montanha junto com seus discípulos Pedro, Tiago e João para realizar a profecia de que muitos que estão ali não experimentarão a morte antes de ver o Reino de Deus vindo com poder.

No monte, Jesus se transfigura diante deles, e Moisés e Elias aparecem para conversar com Ele. No Evangelho de São Marcos, não é revelado o assunto da conversa. Porém, no Evangelho de São Lucas, é dito claramente que eles falavam a respeito da partida de Jesus, ou seja, de Sua morte na cruz.

A Igreja nos propõe esse evangelho da Transfiguração para que possamos refletir sobre a cruz de Cristo e vivenciar a nossa penitência durante a Quaresma.

A Transformação dos Discípulos

Ao meditarmos sobre a Transfiguração de Jesus, percebemos que, na realidade, nada foi modificado em Jesus. Foi nos olhos dos discípulos que ocorreu a transformação. Jesus quis manifestar a eles algo que eles não percebiam: a presença de Deus naquele homem, Jesus.

Podemos notar que o verdadeiro milagre não é a transfiguração em si, mas sim o fato de que Deus, ao entrar em contato com a humanidade, não tenha manifestado imediatamente Sua luz e glória. Jesus, mesmo sendo igual a nós em tudo, viveu a nossa passividade, o nosso sofrimento e as nossas limitações. Ele escolheu viver na humildade.

Assim como Jesus, nós também somos filhos de Deus e vivemos o nosso sofrimento. Nossos momentos de glória são fugazes, mas temos a oportunidade de amar a Deus mesmo em meio ao sofrimento. Deus habita em nosso coração, mas muitas vezes não notamos essa presença divina. É um milagre que Deus esteja presente em nós, mesmo que não brilhemos o tempo todo.

A Glória Escondida em Nossos Corações

Assim como Jesus, que teve Sua glória escondida em Sua humanidade, nós também temos uma grande glória escondida em nosso coração. Se estamos em estado de graça, Deus habita em nós. Apesar disso, muitas vezes não enxergamos nem sentimos essa glória.

Deus escolheu viver na humildade, para que possamos amá-Lo, mesmo em meio ao sofrimento. A vida na Terra é uma grande Quaresma, mas também é uma oportunidade de amar a Deus e transformar nossa dor em amor.

É maravilhoso existirem momentos de transfiguração em nossa jornada, momentos em que somos tocados por Deus e percebemos Sua presença dentro de nós. No entanto, esses momentos são fugazes, porque Deus quer que vivamos pela fé e não apenas pela consolação. Ele quer que busquemos amá-Lo mesmo em meio às dificuldades.

Vivendo a Quaresma

Na Quaresma, vivemos o tempo de padecer e transformar nossa dor em amor. Nossos momentos de glória são passageiros, mas a glória de Deus habita em nosso coração. Apesar de nossos sofrimentos, somos vasos frágeis que carregam um tesouro infinito.

A dinâmica da Páscoa nos ensina que é necessário sofrer para entrar na glória. Assim como Jesus sofreu por nós, nós também sofremos e amamos. Podemos oferecer nossos sofrimentos a Deus, transformando nossa dor em amor, assim como Jesus fez por nós.

Vivamos, portanto, contentes e felizes os sofrimentos da vida. Reconheçamos que Deus habita em nosso coração e que somos amados por Ele. A glória está dentro de nós. Creiamos nisso, mesmo que às vezes só consigamos ouvir o gemido do dia a dia. O grande milagre está em amar a Deus, mesmo em meio ao sofrimento.

Conclusão

Que possamos viver a Quaresma com fé e reconhecendo a grande glória que está em nosso coração. Deus habita em nós e nos chama para amá-Lo, mesmo em meio às dificuldades. Que possamos transformar nossa dor em amor e oferecer nossos sofrimentos a Ele. Assim como Jesus se transfigurou diante de seus discípulos, possamos nós também nos transfigurar, transformando nossa dor em amor.

Que Deus abençoe a todos vocês. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Made with VideoToBlog

Você sabe qual é a melhor oração para aumentar a fé?

Clique no botão abaixo para descobrir

Artigos Recentes

triduo pascal

O Tríduo Pascal ️

O Tríduo Pascal, período que vai da Quinta-feira Santa ao Sábado Santo, é o ápice do ano litúrgico e a celebração mais importante da fé cristã.

Leia mais »
plugins premium WordPress
Rolar para cima