ano-de-sao-jose-salve-uma-alma-por-dia-do-purgatorio

Ano de São José – Salve uma alma por dia do purgatório

2021 – Ano de São José – Uma indulgência plenária por dia para salvar as almas do purgatório

São José, esposo de Maria, completará 150 anos como padroeiro da Igreja Católica. Foi então que em 1870 o Beato Papa Pio IX, com o decreto Quemadmodum Deus instituiu-o como tal e agora, Papa Francisco, quer enaltecer esse título e declarou o ano de 2021 como o “Ano de São José”.

ano-de-sao-jose-salve-uma-alma-por-dia-do-purgatorio Mas, o que podemos fazer para meditar e aproveitar melhor este ano da graça?

Indulgência plenária e purgatório

Todo católico deve acreditar como verdade de fé a existência do purgatório. O Catecismo da Igreja (CIC) no seu parágrafo 1030 nos diz: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu”. Portanto, há um “estado” e que muitas almas estão “esperando” para serem purificadas e assim estarem prontas para o encontro com o Senhor. Porém, como essas almas conseguem sair deste estado?

Como essas almas não possuem mais o corpo elas não podem mais pecar, mas não conseguem se purificar por si só. É aí que entra a oração e a indulgência plenária.

Toda forma de oração (meditativa, contemplativa, Santa Eucaristia, etc…) podem (e devem) ser oferecidas as almas do purgatório para sua purificação. Todavia, existe a indulgência plenária que muitos acabam esquecendo, mas é a forma mais rápida de uma alma sair do purgatório e se encontrar com Deus.

A Igreja Católica beneficia-nos com vários momentos de indulgência plenária durante o ano, como podemos citar a data de 02 de novembro (dia dos fiéis defuntos). Se você se confessar, visitar um cemitério, comungar e rezar nas intenções do Santo Padre ganhará uma indulgência plenária. Entretanto, neste Ano de São José, podemos conseguir uma indulgência por dia. Ou seja, podemos ajudar a libertar uma alma do purgatório por dia.

O que fazer para conseguir uma indulgência por dia

Primeiramente você deve estar em estado de graça (ter se confessado), isto é crucial para ganhar qualquer indulgência. Depois você deve fazer um dos quinze itens solicitado no decreto da Penitenciária Apostólica:

  • 1) Participar de um retiro espiritual de pelo menos um dia que inclua uma meditação sobre São José.
  • 2) Pedir em oração a intercessão de São José para que os desempregados possam encontrar um emprego digno.
  • 3) Rezar as Ladainhas de São José a favor dos cristãos perseguidos. Os católicos bizantinos têm a opção de rezar um Akathistos para São José.
  • 4) Confiar o trabalho e as atividades diárias à proteção de São José Operário.
  • 5) Seguir o exemplo de São José e realizar uma obra de misericórdia corporal como alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, hospedar o peregrino, visitar os presos e os enfermos e enterrar os mortos.
  • 6) Realizar uma das obras espirituais de misericórdia, como confortar os tristes, dar bons conselhos a quem precisa, ensinar a quem não sabe, corrigir quem se engana, sofrer pacientemente os defeitos dos outros, perdoar quem nos ofende e rezar pelos vivos e pelos mortos.
  • 7) Rezar o Terço com a sua família para que “todas as famílias cristãs se sintam encorajadas a recriar a mesma atmosfera de comunhão íntima, de amor e oração que se vivia na Sagrada Família”.
  • 8) Os casais de namorados também podem receber uma indulgência rezando o Terço juntos.
  • 9) Meditar por pelo menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, porque São José “nos convida a redescobrir nossa relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade à oração, a ouvir e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus”.
  • 10) Fazer uma oração aprovada a São José no Domingo de São José, que é o domingo depois do Natal na tradição católica bizantina.
  • 11) Celebrar a festa de São José em 19 de março, realizando um ato de piedade em honra a São José.
  • 12) Fazer uma oração aprovada a São José no dia 19 de qualquer mês.
  • 13) Honrar São José realizando um ato de piedade ou fazendo uma oração aprovada em qualquer quarta-feira, dia tradicionalmente dedicado a São José.
  • 14) Rezar a São José na festa da Sagrada Família celebrada em 27 de dezembro.
  • 15) Celebrar a festa de São José Operário no dia 1º de maio, realizando um ato de piedade ou oferecendo sua oração.

“Todos os fiéis terão assim a possibilidade de se comprometer, através da oração e das boas obras, a obter com a ajuda de São José, chefe da celeste Família de Nazaré, o consolo e o alívio nas graves tribulações humanas e sociais que hoje afligem o mundo contemporâneo”.

Os idosos, os doentes e os moribundos que não podem sair de suas casas devido à pandemia da COVID-19 também têm permissão especial para receber uma indulgência plenária, “oferecendo com confiança em Deus as dores e desconfortos” de suas vidas com uma oração a São José, esperança dos enfermos e padroeiro de uma morte feliz.

Ofereça suas indulgências alcançadas para as almas do purgatório

Nas suas orações não esqueça de oferecer as indulgências pelas almas sofredoras do purgatório, principalmente as mais precisam, ou seja, as almas que estão esquecidas de oração.

Sua oração ou seu ato de oferecer a indulgência nunca será esquecido, pois essas almas que você ajudar a sair do purgatório estarão intercedendo por você logo em seguida, na presença da Trindade Santa no céu. Tudo isso é fruto do Amor infinito e Misericordioso de Deus Pai.

Para se aprofundar mais no assunto sugerimos o site vaticannew.va.

Quer conhecer mais a vidas dos santos católicos. Clique aqui!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: