Imagem de uma luz amarelada penetrando u[por um vitral de igreja ilumindo o crucifixo

Como Amar a Deus sobre Todas as Coisas?

Neste 30º Domingo do Tempo Comum – Ano A – Deus nos coloca essa pergunta: Como Amar a Deus sobre Todas as Coisas?

No Evangelho (Mt 22,34-40) deste domingo Jesus está novamente diante das polêmicas dos fariseus. Estes querem a todo modo que Ele caia em blasfêmia para poderem acusá-lo. Então lhes perguntam: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”.

Então, Jesus resume os dez mandamentos da Lei em somente dois: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

Entretanto a pergunta que fica é: eu quero amar Deus sob todas as coisas. Mas como?

Como Amar a Deus sobre Todas as Coisas?

Primeiro, amar a Deus sobre todas as coisas não significa não amar o que resta. Sendo assim, eu devo amar minha esposa (meu esposo), meus filhos, minha casa, meu carro, minha conta bancária, meus amigos, etc… Então, o segredo de tudo isso é saber que é o fim último do meu amor.

O fim último de uma coisa qualquer é a sua finalidade. Ou seja, o porquê eu faço determinada coisa. Por exemplo: a finalidade última de um médico perante o seu paciente é querer a saúde dele. Mas, pode acontecer, que algum médico esteja mais interessado no dinheiro do paciente do que na saúde dele. Entendeu? Qual a fim? O que realmente importa?

Amar a Deus é Amar o próximo em Deus

Portanto, o segredo para amar a Deus sobre todas as coisas é amar a Deus no próximo. Vou explicar melhor: eu devo amar a minha esposa (meu marido) porque vejo nele a imagem e semelhança de Deus. Da mesma maneira eu vou amar meu carro sabendo que é um presente de Deus que Ele me deu para eu me locomover, e não para que eu ostente perante os outros.

Eu devo fazer o meu trabalho com o fim último de amar a Deus. Se eu sou, por exemplo, dentista vou fazer o melhor tratamento possível para meu paciente por amor a Deus. Percebeu que o fim último é o amor a Deus?

E como conseguir e aumetar esse Amor a Deus?

Tudo isso que falei até agora é chamado de caridade. Esta palavra indica o Amor que vem de Deus, ou seja, não é uma maor humano. Assim, nós, por nossas próprias forças, nunca conseguiríamos amar a Deus sobre todas as coisas.

Então como sonseguir esse amor caridade? Só há uma alternativa: escuta da Palavra de Deus e oração.

Em João capítulo 4 podemos ler o evangelho no qual Jesus diz a samaritana no poço que “a água que Ele der se tornará uma fonte de vida eterna”. Ora, essa água é a Sua Palavra. Então, se nós bebermos essa “água” que é fonte de vida eterna brotará em nós a caridade, ou seja, o Amor de Deus que será tão abundante que transbordará.

Agora que já sabemos onde acender esse fogo da caridade devemos saber como aumentá-lo: é a aí que entra a oração. Nossas virtudes teologais (fé, esperança e caridade) só aumentam com um ato exercido de fé. Portanto, para aumentarmos a caridade precisamos meditar sobre a Palavra.

Quando fazemos a Oração Meditativa nós podemos chegar, através da nossa razão, há uma iluminação pela luza sobrenatural da fé, a qual aumentará a nossa caridade.

Enfim, queridos irmãos, não há outra solução para quem quer estar com Deus na eternidade: amar a Ele com todas as nossas forças e ao próximo como a nós mesmos… através da Palavra e de sua meditação.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima