Evangelho e palavra do dia 05 julho 2025
Evangelho e palavra do dia 05 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29 Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia
Neste 30º Domingo do Tempo Comum - Ano A - Deus nos coloca essa pergunta: Como Amar a Deus sobre Todas as Coisas?
No Evangelho (Mt 22,34-40) deste domingo Jesus está novamente diante das polêmicas dos fariseus. Estes querem a todo modo que Ele caia em blasfêmia para poderem acusá-lo. Então lhes perguntam: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”.
Então, Jesus resume os dez mandamentos da Lei em somente dois: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
Entretanto a pergunta que fica é: eu quero amar Deus sob todas as coisas. Mas como?
Primeiro, amar a Deus sobre todas as coisas não significa não amar o que resta. Sendo assim, eu devo amar minha esposa (meu esposo), meus filhos, minha casa, meu carro, minha conta bancária, meus amigos, etc... Então, o segredo de tudo isso é saber que é o fim último do meu amor.
O fim último de uma coisa qualquer é a sua finalidade. Ou seja, o porquê eu faço determinada coisa. Por exemplo: a finalidade última de um médico perante o seu paciente é querer a saúde dele. Mas, pode acontecer, que algum médico esteja mais interessado no dinheiro do paciente do que na saúde dele. Entendeu? Qual a fim? O que realmente importa?
Portanto, o segredo para amar a Deus sobre todas as coisas é amar a Deus no próximo. Vou explicar melhor: eu devo amar a minha esposa (meu marido) porque vejo nele a imagem e semelhança de Deus. Da mesma maneira eu vou amar meu carro sabendo que é um presente de Deus que Ele me deu para eu me locomover, e não para que eu ostente perante os outros.
Eu devo fazer o meu trabalho com o fim último de amar a Deus. Se eu sou, por exemplo, dentista vou fazer o melhor tratamento possível para meu paciente por amor a Deus. Percebeu que o fim último é o amor a Deus?
Tudo isso que falei até agora é chamado de caridade. Esta palavra indica o Amor que vem de Deus, ou seja, não é uma maor humano. Assim, nós, por nossas próprias forças, nunca conseguiríamos amar a Deus sobre todas as coisas.
Então como sonseguir esse amor caridade? Só há uma alternativa: escuta da Palavra de Deus e oração.
Em João capítulo 4 podemos ler o evangelho no qual Jesus diz a samaritana no poço que "a água que Ele der se tornará uma fonte de vida eterna". Ora, essa água é a Sua Palavra. Então, se nós bebermos essa "água" que é fonte de vida eterna brotará em nós a caridade, ou seja, o Amor de Deus que será tão abundante que transbordará.
Agora que já sabemos onde acender esse fogo da caridade devemos saber como aumentá-lo: é a aí que entra a oração. Nossas virtudes teologais (fé, esperança e caridade) só aumentam com um ato exercido de fé. Portanto, para aumentarmos a caridade precisamos meditar sobre a Palavra.
Quando fazemos a Oração Meditativa nós podemos chegar, através da nossa razão, há uma iluminação pela luza sobrenatural da fé, a qual aumentará a nossa caridade.
Enfim, queridos irmãos, não há outra solução para quem quer estar com Deus na eternidade: amar a Ele com todas as nossas forças e ao próximo como a nós mesmos… através da Palavra e de sua meditação.
Evangelho e palavra do dia 05 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29 Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia
Evangelho e palavra do dia 04 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 23,1-4.19; 24,1-8.62-67 Sara viveu cento e vinte e sete anos, e morreu
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
O que começou como um humilde encontro de oração em um apartamento estudantil em Viena no ano de 1987 transformou-se em um dos maiores e