domingo-do-bom-pastor

Domingo do Bom Pastor – 4º domingo da páscoa

O bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Por Piedade Coelho*

Neste sábado a liturgia vem nos recordar que o tempo pascal continua nos preparando para a colheita de graças no domingo de Pentecostes. Amanhã celebramos o quarto domingo d1e Páscoa, onde somos convidados a ler, meditar e orar sobre textos sagrados que nos reportam ao Bom Pastor. Textos sagrados: Atos dos Apóstolos 4,8-12; Salmo 117(118); 1 João 3,1-2; João 10,11-18.

Ao celebrarmos em nossas casas a Palavra de Deus, somos convidados a rezarmos pelas vocações sacerdotais e religiosas. Oremos com a Igreja: “Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho que convosco vive e reina para sempre. Amém.”

Confiando no Pai que nos ouve e nos atende, compartilho com você o Evangelho desse domingo. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isto que o Pai me ama, porque dou a minha vida para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho o poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai.”

Concluída a leitura, oremos e nos perguntemos, a que grupo de ovelhas pertenço. Se descobrirmos que estamos fora do redil, peçamos a graça do retorno, se já pertencemos ao rebanho do Bom Pastor, peçamos a graça da fidelidade. Shalom!

*Piedade Coelho contribui gentilmente para o site Catequese de Adultos. Contatos: piedadecoelholiteratura@gmail.com, Twitter: Piedade_Coelho, Instagram: Piedade Coelho, YouTube: Piedade Coelho.

Reze conosco o Santo Terço todas as noites às 21h direto do nosso canal do YouTube!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: