santissima_trindade

Domingo do Mistério da Santíssima Trindade

O mistério da Santíssima Trindade deste domingo, 30/05/2021.

Por Piedade Coelho*.

A Liturgia do Tempo Comum

Neste domingo a liturgia cristã católica nos contempla com o reinicio do Tempo comum.

A liturgia é um serviço pedagógico que apresenta uma didática para ensinar o conteúdo da doutrina cristã. Então, para alcançar seu objetivo, ela traz um conteúdo programático distribuído ao longo de um ano. Por isso, o ano litúrgico está dividido em ciclos: Tempo do Advento (tempo de espera); Tempo do Natal; Tempo Comum; TC tem início no domingo do Batismo do Senhor e dura até a terça-feira de carnaval, recomeçando na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes.

Domingo da Santíssima Trindade – Três Deuses?

Portanto, estamos reiniciando o tempo comum. Neste domingo, então, somos contemplados com a festa da Santíssima Trindade, o mistério de fé, um Deus em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai é Deus? Sim, o Pai é Deus! O Filho é Deus? Sim, o Filho é Deus! O Espírito Santo é Deus? Sim, o Espírito Santo é Deus! Então, são três Deus? Não.

Enfim, há um só Deus, formado por três pessoas. Por isso esse mistério de um Deus em três pessoas é chamado de Mistério da Santíssima Trindade. Ou seja, um só Deus e suas pessoas com funções diferentes. O Pai – com a função de criador; o Filho – com a função de salvar a humanidade do pecado cometido no paraíso pela desobediência dos primeiros administradores da criação de Deus Pai, o criador absoluto e o Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade que tem a função de mostrar a mim e a você o amor existente entre o Pai e o Filho e nos fortalece para ao longo de nossa vida terrestre sermos testemunhas desse amor infinito em favor da humanidade.

Um só Deus

Por isso, no dia do nosso batismo cristão, fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, portanto, em nome da Santíssima Trindade, mistério muito bem explicado por Santo Agostinho que nos adverte: “ser mais fácil colocar toda a água do mar em um pequeno buraco cavado na praia do que desvendarmos esse mistério de um Deus em três pessoas.”

Proclamemos com fé: “Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.”

Shalom!

*Piedade Coelho contribui gentilmente para o site Catequese de Adultos. Contatos: piedadecoelholiteratura@gmail.com, Twitter: Piedade_Coelho, Instagram: Piedade Coelho, YouTube: Piedade Coelho.

Conheça o canal da Catequese de Adultos no YouTube. Catequeses, reflexões e a oração do Santo Terço todas as noites às 21 horas.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: