pentecostes-2021

Pentecostes 2021 – Festa do Espírito Santo

Pentecostes 2021

Por Piedade Coelho*.

Finalmente, Pentecostes do ano de 2021, cinquenta dias depois da Páscoa; para os judeus é festa da colheita, para nós cristãos é festa da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no Cenáculo, em companhia da Virgem Maria (Atos 2,1-11).

Neste século XXI qual a importância desse acontecimento para você e para mim? A Bíblia relata que após o evento de Pentecostes, os apóstolos de Jesus, até então homens medrosos, deixaram o esconderijo do Cenáculo, onde se escondiam e saíram pelas ruas e praças anunciando o nome de Jesus, o vencedor da morte e do sistema que o condenara na Cruz. Ao longo desses 1988 anos em que os cristãos recordam o evento de Jerusalém, eu e você pela graça do nosso Batismo, somos os atualizadores dessa notícia ou kerigma, Jesus ressuscitou e está sentado à direita de Deus.

Conheça a vida de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. Clique para saber!

A liturgia nos oferece os textos sagrados para alimentarmos a nossa fé. Nesta festa temos uma Missa de Vigília e outra para o dia. Textos da vigília: Gênesis 11,1-9; Salmo 103(104); Romanos 8,22-27; João 7,37-39. Nesta vigília oremos com a Igreja: “Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o mistério pascal se completasse durante cinquenta dias, até a vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, se unam no louvor do vosso nome. Por Cristo Senhor nosso.”

São Luis Maria Grignion de Montfort é um santo que propagou a adoração ao imaculado coração de Maria. Saiba mais!

Já Na Missa do Dia, temos os seguintes textos sagrados: Atos dos Apóstolos 2,1-11; Salmo 103(104); 1 Coríntios 12,3-7.12-13; João 20,19-23. Juntos oremos com fé e confiança, em união com os anjos e santos do céu e os cristãos de toda a terra: “Ó Deus, que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora, no coração dos fiéis, as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina para sempre. Amém”.

Boas festas de Pentecostes para você e sua família. Shalom!

*Piedade Coelho contribui gentilmente para o site Catequese de Adultos. Contatos: piedadecoelholiteratura@gmail.com, Twitter: Piedade_Coelho, Instagram: Piedade Coelho, YouTube: Piedade Coelho.

Reze o Santo Terço conosco diariamente às 21 horas pelo nosso canal do YouTube. Clique aqui!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: