reflexao-do-5o-domingo-do-quaresma-de-2021

Quaresma 2021 – Um olhar para a esperança

Hoje, dia 17/02/2021, quarta-feira de cinzas, iniciamos o tempo da quaresma do ano de 2021. Um tempo que nos pede humildade, mas acima de tudo , neste ano, pede reflexão.

quaresma-2021
Crédito: brasilescola.uol.com.br

A quarta-feira de cinzas

Na celebração de hoje serão impostas as cinzas em nossas cabeças. Essas representam aquilo que somos(ou deveríamos ser), ou seja, nada. Do pó viemos e ao pó retornaremos. Este é o espírito das cinzas, lembrarmos que não somos nada sem Deus e, com isso, comecemos nossa caminhada da quaresma deste ano de 2021

Os três pilares da quaresma

Durante estes 40 dias que antecedem a páscoa faremos um esforço para lembrar dos três pilares fundamentais deste período: oração, jejum e caridade.

Oração é a nossa união com Deus. Como ela está? Estou rezando (conversando) com Ele sempre?

Jejum é o olhar para si. Estou renunciando às coisas do mundo para estar repleto do Senhor? Jejuar de chocolate, bebida, etc… é bom, mas o melhor seria jejuar de pecado. Não acha?

Por fim a caridade, esta representa nosso relacionamento com o próximo. Estamos perdoando nossos inimigos? Como estamos lidando com os mais necessitados?

Portanto, a quaresma passa a ser uma reflexão do meu relacionamento com Deus, com o próximo e comigo mesmo.

Quaresma do ano de 2021. O que muda?

O cristão vive de fé em fé e, mais que isso, de páscoa em páscoa. Neste ano de 2021 que ainda estamos sofrendo os efeitos da pandemia mudou muita coisa. Estamos permanecendo mais tempo em casa, sentimos falta dos amigos e parentes… até nosso trabalho mudou.

Portanto, pense e reflita sobre tudo que estamos passando desde fevereiro de 2020, sendo assim aproveite este tempo da quaresma que é propício. Será que sem Deus nós passaríamos por essa tribulação como estamos passando? Perdendo amigos e até entes queridos?

Sabemos que nada acontece sem que Deus permita e, com isso, temos que entender que tudo acontece para nossa salvação. Basta um olhar com os olhos de Deus.

Portanto, apoiemo-nos na fé e junto a oração, jejum e caridade vamos aproveitar bem estes 40 dias de quaresma para estarmos mais próximos do reino do céu. Este, preparado por Nosso Senhor Jesus Cristo, que foi levado a cruz para nos redimir de toda culpa. Só ele tem a chave da porta estreita que nos levará, um dia, ao Pai.

Sendo assim eu aproveito para apresentar nosso canal do YouTube e convidá-lo para rezar todos as noite o Santo Terço. Para isso clique aqui!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: