Nesta reflexão do 5º Domingo da Quaresma de 2021 podemos definir claramente que a mensagem a ser meditada é que Deus fez conosco uma nova aliança no sangue de Jesus Cristo.
1ª Leitura – Jeremias anuncia a nova aliança
Naquela época o profeta alertava o povo judeu sobre os perigos da idolatria e os falsos deuses que contaminavam a fé. Por isso Deus coloca palavras na boca de Jeremias para profetizar sobre a aliança definitiva.
Neste dia só haverá um Deus e um só povo. Com isso toda idolatria será destruída e a escravidão do pecado estará terminada.
2ª Leitura – A entrega de Jesus
Seguindo com nossa Reflexão do 5º Domingo do Quaresma de 2021, Paulo escreve aos Hebreus e os exorta que Jesus se entregou totalmente ao Pai, contrariando até sua própria vontade, pois foi obediente até a morte na cruz.
Deus quer de nós essa mesma entrega, não na cruz, mas na obediência. Todas as nossas vontades que são contrárias as Dele nos levarão para a morte eterna. A observância da Lei e da vontade de Deus, através da força do Espírito Santo, levarão nossas almas ao descanso eterno prometido.
Evangelho do 5º Domingo da Quaresma de 2021
Jesus anuncia sua morte e nos previne que um grão de trigo só dá frutos se morrer. Portanto, nós só daremos os frutos agradáveis ao Pai se morrermos para as vontades do mundo e vivermos somente para Ele.
O Salvador questiona se pode pedir a Deus que o livre deste cálice que estava prestes a beber. Ora, Jesus sofria também por saber o que o esperava. É o seu lado humano. Nós também teremos que vencer os nossos medos e angústias se quisermos nos entregar inteiramente a Ele.
A chave para isso é a oração. Sendo assim, dobremos os nossos joelhos e o nosso coração para conseguirmos a graça de seguir sempre os desígnios de Deus!
Então faço um convite: reze conosco, todas as noites, a oração do Santo Terço pelo nosso Canal do YouTube!