Valei-nos São José

Valei-nos São José!

Valei-Nos São José!

Por Piedade Coelho*.

Ano de São José

Desde de 08 de dezembro de 2020, estamos celebrando um ano todo dedicado a São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Neste sábado, iniciamos maio, mês dedicado a Nossa Senhora, mas deste 1955 os cristãos católicos celebram a festa de São José Operário, que coincide com a celebração do dia do trabalho. Portanto, este título dado a São José como “operário”, tem como objetivo proclamar o real valor do trabalho, aprovar e bendizer as atividades das classes trabalhadoras.

A liturgia nos dando um presente…

A liturgia nos oferece textos sagrados para reanimar a esperança e continuarmos a luta por um novo mundo, onde reine o amor, a justiça e a santidade, ou se você preferir as peneiras de Sócrates: Verdade, Bondade e Utilidade. Então, antes de saber dos textos, oremos:

“Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de são José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito.” Destaco os textos bíblicos para esta festa litúrgica: Gênesis 1,26-2,3 ou Colossenses 3,14-15.17.23-24.

Valei-Nos São José! Vós sois o nosso exemplo

Salmo 89(90): “*Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos. 1-Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus. 2.Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou. 3.Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos! 4.Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa gloria.”

Evangelho

Evangelho 13,54-58. Oremos: “Nós vós suplicamos, ó Deus, que alimentados com o pão de vossa palavra, possamos seguir o exemplo de são José para que, dando testemunho do vosso amor, saboreemos continuamente os frutos da vossa paz. Por Cristo, nosso Senhor.” Deus salve o Brasil das forças do mal. Amém.

*Piedade Coelho contribui gentilmente para o site Catequese de Adultos. Contatos: piedadecoelholiteratura@gmail.com, Twitter: Piedade_Coelho, Instagram: Piedade Coelho, YouTube: Piedade Coelho.

Conheça o canal da Catequese de Adultos no YouTube. Catequeses, reflexões e a oração do Santo Terço todas as noites às 21 horas.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: