Vontade de Deus – meu alimento?

“Senhor abençoai esta refeição, que seja a vossa vontade nosso alimento! ” Essa antífona ou mantra é proferida em todas as casas salesianas antes das refeições principais, seguindo-se a oração da Ave Maria e a invocação a Nossa Senhora com o título de Auxilio dos Cristãos.

vontade-de-deus-meu-alimento

05/jun/2021

Vontade de Deus, meu alimento?

Por Piedade Coelho*.

“Senhor abençoai esta refeição, que seja a vossa vontade nosso alimento! ” Essa antífona ou mantra é proferida em todas as casas salesianas antes das refeições principais, seguindo-se a oração da Ave Maria e a invocação a Nossa Senhora com o título de Auxilio dos Cristãos.

A Palavra de Deus

Utilizo em minhas refeições já a quarenta e seis anos. Por que partilho com você essa pequena fórmula orante? Nesses tempos de isolamento discerni ser válido contar para o leitor elementos que nos ajudam a quebrar a insegurança provocada pela pandemia. No evangelho deste domingo, extraído de Marcos 3,20-35, Jesus volta para casa, provavelmente para descansar de suas primeiras caminhadas anunciando a vontade do Pai do céu para seus contemporâneos; seus familiares não compreendem seu modo de agir, e por fim pedem a mãe de Jesus que vá ter com ele, pois parece estar possuído por um espírito.

Quando dizem a Jesus, “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. Jesus respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? ” E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc 3, 32-35).

Quem de nós não sente uma inveja santa dos contemporâneos de Jesus que o acompanhava naquele dia e ouviram de seus lábios essa afirmação? Pois bem, aqueles que estavam presentes naquele dia, com o passar dos anos acabaram concordando com as autoridades e o entregaram na cruz. E nós hoje, vinte e um séculos depois, como vivemos em relação aos ensinamentos de Jesus? Que alimento preferimos tomar?

O nosso alimento mais precioso

Nos alimentar da vontade do Pai do céu, ou investir em nossas vontades, muitas vezes contrárias aos desejos do Pai para nós? Estamos concluindo o primeiro semestre desse ano, ainda no isolamento. Aproveitemos a Graça desse tempo especial, para um novo regime alimentar, e assumamos não só com palavras, mas com ações, “Senhor abençoai esta refeição, e que seja a vossa vontade o nosso alimento”. Feliz mês de junho. Shalom!

*Piedade Coelho contribui gentilmente para o site Catequese de Adultos. Contatos: [email protected], Twitter: Piedade_Coelho, Instagram: Piedade Coelho, YouTube: Piedade Coelho.

Conheça o canal da Catequese de Adultos no YouTube. Catequeses, reflexões e a oração do Santo Terço todas as noites às 21 horas.

Você sabe qual é a melhor oração para aumentar a fé?

Clique no botão abaixo para descobrir

Artigos Recentes

triduo pascal

O Tríduo Pascal ️

O Tríduo Pascal, período que vai da Quinta-feira Santa ao Sábado Santo, é o ápice do ano litúrgico e a celebração mais importante da fé cristã.

Leia mais »
plugins premium WordPress
Rolar para cima