Evangelho e palavra do dia 07 agosto 2025
Evangelho e palavra do dia 07 agosto 2025 “`html Leitura do Livro dos Números 20,1-13 Naqueles dias, toda a comunidade dos filhos de Israel chegou
O arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez, expressou forte crítica aos esforços de deportação em larga escala promovidos pela atual administração dos Estados Unidos. Em um artigo de opinião, o líder católico clamou para que o governo federal adote uma abordagem de caso a caso ao lidar com imigrantes que residem no país sem autorização legal.
Dom Gómez, que ele próprio é um imigrante naturalizado, argumentou que a nação necessita de uma “nova conversa nacional sobre imigração”, pautada no realismo e na distinção entre as diferentes situações dos indocumentados.
Ele manifestou estar “profundamente perturbado” por relatos de agentes federais detendo pessoas em público, aparentemente sem mandados, o que estaria “causando pânico” nas comunidades locais e paróquias. O arcebispo descreveu um cenário onde o medo leva famílias a ficarem em casa, esvaziando espaços públicos.
Embora reconheça a falha da administração anterior em garantir a segurança das fronteiras, Dom Gómez criticou a atual gestão por não apresentar uma política de imigração abrangente, focando apenas na meta de deportar milhares diariamente. Para ele, uma “grande nação” deve dedicar tempo e cuidado para “julgar cada caso conforme seus méritos”.
Ele salientou que a deportação de terroristas e criminosos violentos é justificável e que a segurança na fronteira pode ser reforçada. No entanto, defendeu a reforma do sistema de imigração legal, a garantia de asilo para refugiados genuínos e a criação de um meio para que residentes de longa data sem documentos possam obter status legal.
Dom Gómez destacou que a maioria dos imigrantes sem documentos são “bons vizinhos, trabalhadores, pessoas de fé”, que contribuem significativamente para a economia e estão integrados em suas comunidades.
A manifestação do arcebispo acontece em meio a protestos em Los Angeles, provocados por batidas de fiscalização imigratória que resultaram na detenção de dezenas de pessoas em junho.
Um ponto de vista diferente foi apresentado por Andrew Arthur, ex-juiz de imigração e membro do Center for Immigration Studies (CIS), que contestou a caracterização do arcebispo. Arthur afirmou que as operações em Los Angeles visaram “negócios que exploram trabalhadores” e “indivíduos com histórico criminal”, argumentando que o número de prisões foi baixo comparado à população total de indocumentados na cidade.
Ele sugeriu que muitos relatos sobre as batidas são “exagerados” ou “errôneos”, e que a própria declaração do arcebispo pode “alimentar o pânico” que ele critica.
Dados oficiais indicam que, desde o início da atual gestão, mais de 100 mil imigrantes sem status legal foram deportados. Estima-se que existam cerca de 15 milhões de indocumentados nos EUA.
Evangelho e palavra do dia 07 agosto 2025 “`html Leitura do Livro dos Números 20,1-13 Naqueles dias, toda a comunidade dos filhos de Israel chegou
Evangelho e palavra do dia 06 agosto 2025 “`html Leitura da Profecia de Daniel 7,9-10.13-14 Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e
Evangelho e palavra do dia 05 agosto 2025 “`html Leitura do Livro dos Números 12,1-13 Naqueles dias, Maria e Aarão criticaram Moisés por causa de
Evangelho e palavra do dia 04 agosto 2025 “`html Leitura do Livro dos Números 11,4b-15 Naqueles dias, os filhos de Israel começaram a lamentar-se, dizendo:
Evangelho e palavra do dia 03 agosto 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro do Eclesiastes 1,2; 2,21-23 “Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade
Evangelho e palavra do dia 02 agosto 2025 “`html Leitura do Livro do Levítico 25,1.8-17 O Senhor falou a Moisés no monte Sinai, dizendo: “Contarás