Uma nova e vibrante iniciativa liderada pela juventude cristã está a ganhar força em toda a Europa, propondo uma “revolução espiritual” com o objetivo de reavivar a fé e restaurar a esperança no continente. Denominado “Roma ’25-Santiago ’27-Jerusalém ’33”, o projeto convida jovens de diversas nações a embarcar numa jornada de peregrinação, evangelização e cura.
Esta movimentação é vista como uma preparação espiritual para o Jubileu da Redenção em 2033, que marcará os 2000 anos da Redenção. A essência da iniciativa não reside apenas no ato físico de peregrinar, mas na redescoberta profunda de Deus e da identidade cristã, percorrida com uma nova perspetiva de coragem e alegria.
Fernando Moscardó, um estudante de medicina de 22 anos, é um dos principais impulsionadores deste movimento. Ele explica que a ideia nasceu da constatação das estatísticas alarmantes sobre a secularização crescente na Europa, onde a maioria dos jovens se declara não religiosa e muitos enfrentam solidão e falta de sentido na vida. Para ele, a resposta a esta “orfandade espiritual” deve ser inerentemente espiritual.
A jornada de renovação divide-se em três fases distintas: começou em 2025 com o Jubileu da Esperança em Roma, seguirá para Santiago de Compostela em 2027, e culminará em Jerusalém em 2033.
Ao longo de junho, estão a acontecer peregrinações locais por toda a Europa, culminando na proclamação de um manifesto no dia 1 de agosto, em Roma. Este documento, elaborado a partir das experiências dos peregrinos, será partilhado digitalmente em julho para recolher o apoio de jovens de todo o mundo, aspirando a ser a declaração juvenil mais subscrita na história europeia.
O projeto também se conecta a redes históricas de peregrinação, como o Eixo de São Miguel, simbolizando um retorno do olhar da Europa para o transcendente. Mosteiros, catedrais e paróquias acolherão aqueles em busca de significado.
A iniciativa assenta em três pilares fundamentais: peregrinação, cura e evangelização. Estes são vistos como pontos cruciais para gerar mudança. O projeto, concebido por e para jovens, tem recebido o apoio das conferências episcopais e mostra um entusiasmo inicial significativo, com mais de 600 participantes na peregrinação inaugural a Mont Saint-Michel.
Os promotores destacam a importância de reconhecer a presença de Cristo na caminhada e estão a desenvolver plataformas digitais (website e redes sociais J2R2033) para dar a conhecer as atividades. Têm agendada uma audiência com o Santo Padre no Vaticano.