Câmara dos EUA investiga ONGs católicas por apoio a migrantes
Uma investigação foi iniciada pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, através do Comitê de Segurança Interna e do Subcomitê de Supervisão, Investigações e Prestação
Recentemente, um vídeo tocante circulou amplamente nas redes sociais, mostrando uma jovem vestida de noiva em um convento de clausura recebendo uma bênção. A cena gerou muitas especulações, com grande parte do público acreditando que se tratava de uma ex-religiosa que estava se casando após deixar a vida consagrada. Contudo, a realidade por trás dessas imagens é distinta e igualmente inspiradora.
A protagonista do vídeo é Carol Lucas Belarmino, uma brasileira de 20 anos que estuda Fonoaudiologia. No dia de seu casamento, ela teve a oportunidade de vivenciar um momento de fé singular: ser abençoada no Mosteiro das Irmãs Clarissas, localizado em Campina Grande, Paraíba.
O vídeo, inicialmente postado por um amigo de Carol focado em conteúdo católico, rapidamente ganhou proporção e desencadeou as interpretações equivocadas. Muitos internautas afirmaram que Carol havia sido freira ou noviça, o que não correspondia à verdade.
Em declarações, Carol abordou a confusão com serenidade e bom humor.
“Começaram a espalhar que eu era noviça, as pessoas criaram essa narrativa”, ela explicou, surpresa com a rapidez com que a informação falsa se disseminou.
Apesar de alguns poucos comentários negativos, ela ressaltou o aspecto positivo da visibilidade.
“Não me senti desrespeitada. O que prevaleceu foi a alegria de ter mostrado a beleza da nossa fé católica, a importância da vida religiosa e a emoção de receber essa intercessão.”
“Foi um presente de Deus. Acredito que Ele quis usar essa situação para tocar o coração das pessoas, e isso para mim é o que importa.”
Carol revelou em suas redes sociais que ela e seu então noivo, Renan, mantinham o hábito de visitar o mosteiro das Clarissas. Foi em uma dessas visitas que a madre superiora lhes fez um convite inesperado e carinhoso: receber uma bênção das irmãs no dia do enlace matrimonial, como forma de oração e apoio ao futuro casal.
“No dia 13 de maio, data do nosso casamento, recebi uma imagem de Nossa Senhora de Fátima das mãos das próprias irmãs. Um símbolo lindo de proteção e amparo materno para nossa nova jornada”, ela contou.
Após a viralização, Carol e Renan retornaram ao mosteiro para compartilhar a repercussão com as irmãs. Entre risadas, contaram como o vídeo se tornou notícia até em outros países, gerando milhões de visualizações e, ironicamente, partindo de uma identidade equivocada.
Renan observou que a situação inesperada teve um efeito positivo, despertando a curiosidade de muitas pessoas sobre a vida das Irmãs Clarissas e o valor da dedicação contemplativa.
Durante a visita, a madre superiora, Irmã Maria Letícia, compartilhou que o mosteiro está completando 75 anos de fundação este ano.
A comunidade é formada por 32 irmãs, com idades variando entre 19 e 91 anos.
Um desafio enfrentado pelo mosteiro é a necessidade de uma grande reforma estrutural, já que o prédio nunca passou por uma restauração completa. Por isso, foi lançada uma campanha para arrecadar fundos.
“Conseguimos desenvolver um projeto para uma reforma essencial, não apenas estética, mas que garanta a segurança e o conforto do nosso lar. Aqui vivemos nossa vocação contemplativa, e precisamos de um espaço digno para isso”, explicou a madre superiora sobre a urgência da obra.
Aqueles que desejam contribuir para a restauração do mosteiro e apoiar as Irmãs Clarissas podem encontrar todas as informações sobre a campanha de arrecadação na página oficial delas no Instagram: @clarissascampina.
Em um mundo frenético, a história de Carol e o vídeo singelo ressaltaram o poder da fé, da gratidão e da união, provando que uma simples bênção vinda de um lugar de reclusão pode inspirar e conectar pessoas ao redor do globo.
Uma investigação foi iniciada pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, através do Comitê de Segurança Interna e do Subcomitê de Supervisão, Investigações e Prestação
Cidade do Vaticano, 13 de junho de 2025 – O Vaticano confirmou nesta sexta-feira a data em que sete beatos serão oficialmente proclamados santos pela
Evangelho e palavra do dia 14 junho 2025 Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5,14-21 Irmãos, o amor de Cristo nos pressiona,
Pier Giorgio Frassati, uma figura inspiradora para muitos jovens católicos, será proclamado santo em 7 de setembro, ao lado de Carlo Acutis. Este marco na
A edição deste ano da já consagrada Corrida Mãe Aparecida no Santuário Nacional foi marcada por momentos intensos de superação, profunda fé e a manutenção
Lisboa, 13 de junho – O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, esteve hoje à frente das principais cerimónias religiosas em honra de Santo António,