Arranca a etapa conclusiva do Jubileu dos Jovens Cabo-Verdianos

Compartilhe:

09/ago/2024

[ad_1]

Em Cabo Verde foi aberta no dia 8 de agosto a etapa final conclusiva do Jubileu dos Jovens Cabo-Verdianos 2024, (JJCV 2024) que decorre desde o dia 4, na ilha de Santiago.

Rádio Nova de Maria - Cabo Verde

As paróquias da Vigararia de Santiago Sul recebem a etapa final conclusiva com o Bispo de Mindelo Dom Ildo Fortes a presidir uma celebração Eucarística que decorreu na localidade da Cruz do Papa, em “Kebra-Kanela”, local onde o Papa João Paulo II celebrou, aquando da sua visita a Cabo Verde, em janeiro de 1990.

Durante a homilia, o prelado de Mindelo convidou os jovens a olharem para o futuro e a viverem a dimensão da esperança, tendo indicado São Luis de Gusmão, o santo do dia e São João Paulo II.

Já no final da homilia, Dom Ildo Fortes encorajou os jovens a dizer “não” à cultura da violência, sempre relembrando a homilia do saudoso Papa.

Concelebrou o Bispo de Santiago, Dom Arlindo Furtado, juntamente com dezenas de sacerdotes, na presença de milhares de peregrinos e fiéis que aí se deslocaram para vivenciarem esse momento de fé, de união e de muita alegria.

Depois da missa, um festival musical com actuações do conceituado grupo “Ferro e Gaita”, dos Padres José Álvaro e Adérito Rodrigues e ainda outros artistas nacionais.

Cartaz do festival dos jovens cabovernianos Cartaz do festival dos jovens cabovernianos

Cartaz do festival dos jovens cabovernianos

Do programa para os próximos dias constam catequeses, visitas de estudo, Via Sacra pública a partir das cinco paróquias de acolhimento. A X e a XIV estação serão encenadas.

Momento de catequese, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro Momento de catequese, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro

Momento de catequese, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro

A Semana Central Final do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 conta com a participação de milhares de jovens de todas as ilhas, da diáspora e de outros países, como Senegal, com um grupo de 17 peregrinos, dos quais dois sacerdotes. Também França, Alemanha, Luxemburgo e Portugal.

O término está marcado para o dia 12, segunda-feira, num Jubileu conjunto entre as Dioceses de Santiago e do Mindelo, em perspetiva Grande Jubileu de 2033 quando comemorarão, respetivamente 500 e 30 anos de existência. “Animados pela gratidão e guiados pela esperança”, é o lema desta grande concentração juvenil 2024, na ilha cabo-verdiana de Santiago.

 


[ad_2]
Fonte (Vatican News)
Estamos reproduzindo um artigo do site Vatican news.
A opinião do post não é necessariamente a opinião do nosso blog!

Artigos Recentes

Rolar para cima