Evangelho e palavra do dia 23 julho 2025
Evangelho e palavra do dia 23 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 16,1-5.9-15 Toda a comunidade dos filhos de Israel partiu de Elim
Cento e oitenta e um cardeais, incluindo 124 eleitores, estiveram presentes na sétima Congregação Geral realizada nesta quarta-feira, 30 de abril. Entre os vários temas mencionados, também se discutiu como as estruturas econômicas podem continuar apoiando as reformas do papado. Não há Congregação Geral marcada para amanhã.
Isabella H. de Carvalho – Vatican News
Cento e oitenta e um cardeais, incluindo 124 eleitores, estiveram presentes na sétima Congregação Geral realizada na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, na qual foi discutida a situação econômica e financeira da Santa Sé. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que, na reunião, que durou das 9h às 12h30, vários cardeais com cargos em órgãos econômicos e financeiros referiram suas atividades. O coordenador do Conselho para a Economia, cardeal Marx, tomou a palavra para apresentar os desafios, problemas e propostas econômicas, também na perspectiva da sustentabilidade, com o objetivo de que as estruturas econômicas continuem apoiando as reformas do papado.
Além dele, o cardeal Schönborn também discursou, como presidente da Comissão de Cardeais para a Supervisão do Instituto para as Obras de Religião (IOR), e o cardeal Farrell, que, além de camerlengo, também preside o Comitê de Investimentos. O esmoleiro apostólico, cardeal Krajewski, relatou as atividades do Dicastério para a Caridade e, por fim, o cardeal Vergez, presidente emérito do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, compartilhou alguns detalhes sobre a situação do território, mencionando as obras de reestruturação. Na quinta-feira, 1º de maio, feriado, os cardeais não se reunirão para as Congregações Gerais. Portanto o próximo encontro será sexta-feira, 2 de maio, às 9h.
Seguiram-se 14 pronunciamentos sobre temas variados, incluindo a eclesiologia do povo de Deus, a sinodalidade e a colegialidade episcopal para superar a polarização, as vocações para a vida sacerdotal e religiosa e a evangelização, com foco na correspondência entre o vivido e o anunciado. As reflexões também citaram a polarização na Igreja e a divisão da sociedade como uma ferida. Houve também muitas referências aos textos do Concílio Vaticano II, Lumen Gentium e Gaudium et Spes.
A Sala de Imprensa explicou que durante as Congregações Gerais não há intervalos após os pronunciamentos individuais, porém há um intervalo substancial no meio da manhã para permitir trocas e discussões. Foi também relatado que a declaração divulgada esta manhã, referente ao direito de voto de todos os cardeais eleitores presentes e a decisão do cardeal Becciu de não participar do Conclave, é uma "mensagem que emerge das Congregações". Na segunda parte da manhã, também foi lido o comunicado divulgado esta manhã, no qual os cardeais pedem ao povo de Deus que os acompanhe neste momento com iniciativas de oração.
Conforme mencionado na coletiva de imprensa de terça-feira, por enquanto, dois cardeais comunicaram que não estarão presentes no Conclave por motivos de saúde. No momento, na lista de convocação das Congregações Gerais faltam ainda 9 eleitores, mas não foram fornecidos mais detalhes sobre sua chegada. A Sala de Imprensa também especificou que apenas os cardeais participam dessas reuniões diárias, não sendo convidados outros expoentes da Cúria Romana.
Mais detalhes também foram fornecidos sobre a realização do Conclave, que começará em 7 de maio. Após a missa "pro eligendo Pontifice", que se realizará no primeiro dia, às 10h, na Basílica de São Pedro, os cardeais deverão se transferir para a Casa Santa Marta, onde ficarão hospedados durante o período de votação. Nos dias anteriores, cada cardeal terá sua própria residência em Roma e, enquanto isso, os quartos terão que ser desocupados e obras serão realizadas antes que possam ser acolhidos. Os sigilos do quarto de Francisco na Santa Marta serão removidos após a eleição do novo Pontífice, uma vez que os quartos e seus objetos permanecem reservados para o novo Papa.
Com exceção de 7 de maio, quando a primeira e única votação do dia ocorrerá à tarde, nos dias seguintes do Conclave haverá 4 votações, 2 pela manhã e 2 à tarde. As fumaças da chaminé serão 2 por dia, uma no final da manhã e outra no final da tarde. Durante o Conclave, não haverá serviço de tradução, como acontece durante as Congregações.
Durante a coletiva de imprensa, também foi feita referência à situação do cardeal Vinko Puljić, arcebispo emérito de Vrhbosna (Sarajevo), que está gravemente doente, mas que, a conselho dos médicos, estará presente no Conclave e provavelmente terá que votar na Casa Santa Marta. Serão fornecidas indicações sobre o tempo e os métodos para esta ou outras situações semelhantes.
Evangelho e palavra do dia 23 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 16,1-5.9-15 Toda a comunidade dos filhos de Israel partiu de Elim
Evangelho e palavra do dia 22 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos 3,1-4a Eis o que diz a noiva: “Em meu
Evangelho e palavra do dia 21 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 14,5-18 Naqueles dias, foi anunciado ao rei dos egípcios que o
Evangelho e palavra do dia 20 julho 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro do Gênesis 18,1-10a Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao
Evangelho e palavra do dia 19 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 12,37-42 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram de Ramsés para
Evangelho e palavra do dia 18 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 11,10-12,14 Naqueles dias, Moisés e Aarão realizaram muitos prodígios diante do