Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Santo Inácio de Loyola, quando fala do crescimento na vida espiritual, utiliza a mesma linguagem do esporte e do atletismo.
Bruno Franguelli, SJ
Em tempos de olimpíadas, os olhares do planeta se voltam para os atletas, para a superação de seus próprios limites, para as maravilhas que o corpo devidamente em forma e preparado é capaz de fazer. Mas, para chegar até aqui, eles precisaram de inúmeros treinos, exigente disciplina e muito esforço pessoal. Santo Inácio de Loyola, quando fala do crescimento na vida espiritual, utiliza a mesma linguagem do esporte e do atletismo. Rezar, para o santo, é exercitar-se, e para isso, é necessária muita disciplina e esforço pessoal. É por isso que seu famoso livrinho se chama Exercícios Espirituais. O próprio santo de Loyola nos explica o que são estes exercícios:
“Chamo de exercícios espirituais, todo o modo de examinar a consciência, de meditar, de contemplar, de orar vocal e mentalmente, e de outras operações espirituais. Porque, assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais, da mesma maneira todo o modo de preparar e dispor a alma, para tirar de si todas as afeições desordenadas e, depois de tiradas, buscar e achar a vontade divina na disposição da sua vida para a salvação da alma, se chamam exercícios espirituais.”
Como, então, exercitar-se na oração segundo Santo Inácio?
O Santo nos propõe, entre tantos outros modos de orar, um método (caminho) que pode nos ajudar no atletismo espiritual de cada dia:
O tempo pode ser de 30 minutos diários destinados à oração pessoal. É muito importante reservar um tempo propício para esse “encontro íntimo com o Senhor”; é preciso reconhecer que é difícil manter uma rotina de oração. Isso pede muita fidelidade, como a frequência nas academias. Assim como ensina Santo Inácio, é preciso muito ânimo e generosidade para começar o retiro. O melhor tempo para a oração diária é aquele em que a pessoa está mais descansada, menos dispersa e agitada pelas preocupações do dia. Seria bom que fosse sempre à mesma hora. Se isso não for possível, pelo menos faça um plano semanal. Recomenda-se ter uma espécie de diário espiritual (caderno de vida), onde se anota aquilo que, durante a oração, aconteceu de mais importante e significativo para o crescimento na fé e em sua prática na vida ou apelos de conversão pessoal. Eis o método para exercitar-se na oração:
1- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais ajude você. Desligue o celular, cuide para não receber vi- sitas ou ser interrompido(a). A ambientação ajuda: vela, crucifixo e bíblia.
2. Pacifique-se através do silêncio exterior e interior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha também ajude a criar um clima de oração. Uma vez que se sente pacificado, faça o sinal da Cruz.
3. Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo.
4. Faça uma oração de oferecimento na qual todos os pensamentos, palavras, sentimentos e ações sejam colocados nas mãos de Deus para que Ele os transforme. Ajuda expressar todas as preocupações, todas as alegrias, todas as dificuldades, tudo o que está acontecendo na vida deve ser dito a Deus.
5. Peça a graça de acordo com o roteiro de cada dia.
6. Dedique tempo à Palavra de Deus e às imagens e lembranças que ela vai trazendo. Saboreie a Presença de Deus dentro do seu coração.
7. Termine com uma despedida amorosa, agradecendo por aquilo que aconteceu na oração. Depois, reze um Pai-Nosso ou uma Ave-Maria.
Registrar a oração no caderno de vida
Após cada tempo de oração, faça a revisão geral de tudo o que ocorreu nela. Tome o caderno e anote, primeiro, como se saiu no tempo de oração pessoal. O que te ajudou? Que dificuldades apareceram? Em um segundo momento, anote aquilo que lhe pareceu mais importante para o crescimento da fé e para a vida: Que Palavra de Deus mais o/a tocou? • Que sentimentos predominaram nessa oração? Sentiu algum apelo à conversão, desejo, inspiração? Que resistências sente para seguir esse apelo ou inspiração?
Este é um precioso método que pode nos ajudar, não a conquistar uma medalha de ouro, prata ou bronze, mas como diz São Paulo, aquela “coroa imperecível que o Justo Juiz um dia nos dará”.
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Evangelho e palavra do dia 05 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29 Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia
Evangelho e palavra do dia 04 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 23,1-4.19; 24,1-8.62-67 Sara viveu cento e vinte e sete anos, e morreu
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua