Evangelho e palavra do dia 13 julho 2025
Evangelho e palavra do dia 13 julho 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro do Deuteronômio 30,10-14 Moisés falou ao povo, dizendo: Ouve a voz
O evento reunirá cerca de 150 pessoas em torno do tema “Por uma espiritualidade de comunhão na práxis evangelizadora”, de 1º a 3 de outubro, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). De acordo com o bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Francisco de Sales, a assembleia pretende avançar na reflexão sobre diocesaneidade iniciada no encontro do ano passado, ao mesmo tempo que responde ao convite do Papa Francisco para o Jubileu 2025
Vatican News
Animada pelo aniversário de 60 anos de criação, a CNBB Nordeste 2 se prepara para vivenciar uma nova edição da Assembleia Pastoral Regional. O evento reunirá cerca de 150 pessoas em torno do tema “Por uma espiritualidade de comunhão na práxis evangelizadora”, de 1º a 3 de outubro, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).
A Assembleia Pastoral Regional é o principal evento da CNBB Nordeste 2, pois, é durante sua realização que são debatidos os desafios, avaliados os avanços e definidas as novas diretrizes para as ações pastorais e evangelizadoras. Essa construção é feita com a colaboração direta de leigos e leigas, clérigos, religiosos e religiosas das quatro arquidioceses e 17 dioceses distribuídas pelos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grandes do Norte.
Nesta 59º edição, os trabalhos serão conduzidos a partir do lema “Como tu, Pai estás em mim e eu em ti, que também eles estejam em nós”, extraído do capítulo 17, versículo 21 do Evangelho de João. De acordo com o bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Francisco de Sales, a assembleia pretende avançar na reflexão sobre diocesaneidade iniciada no encontro do ano passado, ao mesmo tempo que responde ao convite do Papa Francisco para o Jubileu 2025.
A Assembleia Pastoral Regional será assessorada pelo bispo de Petrolina (PE) e vice-presidente da CNBB Nordeste 2, dom Antônio Carlos Cruz Santos, que ficará responsável pela Lectio Divina na abertura. O perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Marcial Maçaneiro, será o assessor convidado e conduzirá as quatro conferências do evento.
Com o objetivo de garantir uma participação ainda mais efetiva de todos na construção da Síntese, a 59ª Assembleia Pastoral Regional irá utilizar a metodologia jesuíta do “diálogo no Espírito” ou “conversação espiritual”. Essa dinâmica de trabalho em grupo marcou as assembleias continentais do Sínodo sobre a Sinodalidade e também foi utilizada durante a Assembleia Geral da CNBB, no mês de abril.
De modo geral, o método busca animar o discernimento comunitário para discernir a vontade de Deus na certeza de que é o próprio Espírito Santo que fala a todos. “Essa metodologia antiga na Igreja e que foi resgatada pelo Papa Francisco é vivência da sinodalidade na prática, ou seja, uma riqueza para quem participa”, afirma o bispo de Pesqueira (PE) e secretário da CNBB Nordeste 2, dom José Luiz Ferreria Salles.
Dom Francisco destaca que o diálogo no Espírito não é simplesmente uma discussão entre pessoas. “É, na verdade, uma experiência de oração, onde a cada rodada tem um silêncio para ouvir o Espírito. Será uma experiência muito bonita para a nossa assembleia e irá enriquecer muito cada um dos participantes no trabalho de continuidade quando retornarem às suas bases”, diz o presidente do Regional.
No próximo dia 30, os regionais Nordeste 1, 2 e 3 da CNBB irão comemorar os 60 anos de criação. Nessa mesma data, em 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II foram votados os desdobramentos de alguns Secretariados Regionais da Conferência, entre eles o do Nordeste.
Naquela ocasião, ficou aprovada a criação do Nordeste 1 (Maranhão, Piauí e Ceará); Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas); e Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). O Regional Nordeste 2 apresentou, como Secretário Regional, dom Helder Pessoa Camara, e a capital Recife (PE) como sede da entidade.
Para marcar o aniversário, na segunda-feira (30) à noite os bispos participarão de um jantar festivo, no Convento Ipuarana.
Na quarta-feira (2), durante às Vésperas Solene dentro da programação da Assembleia Regional Pastoral, será realizada a Celebração dos 60 anos da CNBB Nordeste 2, às 18h. A cerimônia está sendo prepara pela Comissão Regional para a Liturgia.
(Fonte – CNBB NE2)
Evangelho e palavra do dia 13 julho 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro do Deuteronômio 30,10-14 Moisés falou ao povo, dizendo: Ouve a voz
Evangelho e palavra do dia 12 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 49,29-32; 50,15-26a Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a
Evangelho e palavra do dia 11 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 46,1-7.28-30 Naqueles dias, Israel partiu com tudo o que tinha. Ao
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,
Evangelho e palavra do dia 09 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e
Quando a Igreja nos apresenta Nossa Senhora como a “Medianeira de todas as graças”, não usa uma figura de linguagem poética.