Os cardeais eleitores se hospedam na Casa Santa Marta a partir de hoje
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Almudena Martínez-Bordiú 6 de mai de 2025 às 10:01
As Jornadas Missionárias da Santa Infância marcaram a celebração da festa da Infância Missionária com grande participação, em diversas paróquias da Guiné-Bissau. Sob o lema “A Esperança Não Engana” (Rm 5,5), o evento destacou o papel das crianças como portadoras de esperança e missionárias ativas na Igreja.
Por Casimiro Jorge Cajucam – RSM, Bissau
Em Bissau, a Peregrinação Infantil, que é o ponto alto das jornadas, teve início no Jardim da Assembleia Nacional Popular (ANP) e seguiu até a Sé Catedral, num percurso de cerca de 4 km. O tema escolhido, “Peregrinos da Esperança”, inspirou centenas de crianças de diferentes paróquias da Diocese de Bissau a participarem no dia 4 de janeiro, unindo-se em oração, cânticos e alegria.
Os temas e o lema desta jornada missionária refletem o convite do Ano Jubilar de 2025, que busca mobilizar toda a Igreja – homens, mulheres, jovens, crianças e adolescentes – para redescobrir a esperança e vivê-la como um compromisso missionário.
Homens, mulheres, jovens, crianças e adolescentes participaram no evento
Na Diocese de Bafatá, no leste e sul do país, as jornadas foram realizadas durante a celebração da Epifania do Senhor. Na Paróquia São Daniel Comboni, em Bafatá, o evento reuniu crianças da Infância Missionária, Escuteiros e Valentes, proporcionando um dia repleto de fé e comunhão.
O evento contou com a participação especial da Irmã Inês Paulo Albino, Secretária Geral da Santa Infância, e do Padre Jaime Coimbra, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). A jornada iniciou-se com uma caminhada simbólica, refletindo o espírito de missão, e foi coroada com uma Celebração Eucarística presidida pelo Administrador Diocesano, Padre Lúcio Brentegani, junto a outros sacerdotes concelebrantes.
A Irmã Inês Paulo Albino, em visita à Guiné-Bissau, destacou o seu contentamento com a força evangelizadora demonstrada pelas crianças.
“Foi uma alegria ver as crianças participando com entusiasmo e esperança. Que Deus as mantenha assim. Quando o povo, especialmente as crianças, caminha em peregrinação, demonstra fé e esperança no futuro, não só da Guiné-Bissau, mas do mundo”, concluiu.
O Diretor Nacional das POM, Padre Jaime Coimbra de Nascimento, aproveitou o momento para apelar aos governantes que ouçam os clamores das crianças, adolescentes e jovens por paz, reconciliação e justiça.
“Escolhemos a Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau para pedir a Deus que toque os corações e mentes dos governantes, tornando-os promotores de paz, reconciliação e diálogo, sensíveis ao clamor das crianças, jovens e adolescentes por justiça e esperança na Guiné-Bissau, na África e no mundo inteiro”, afirmou.
Momento festivo de união e celebração da Infância Missionária na Guiné-Bissau
Após a Missa, o dia festivo foi enriquecido com apresentações teatrais organizadas por grupos infantis. As encenações destacaram a criatividade e o entusiasmo das crianças, promovendo uma mensagem de esperança e alegria para toda a comunidade.
Esse momento de união e celebração confirmou a força missionária das crianças e a importância de cultivar nos jovens o espírito de serviço e compromisso com a Igreja e a sociedade.
Oiça aqui a reportagem e partilhe
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Almudena Martínez-Bordiú 6 de mai de 2025 às 10:01
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Almudena Martínez-Bordiú 6 de mai de 2025 às 08:59
Na Capela Paulina, na tarde de segunda-feira, 5 de maio, aqueles que estarão envolvidos no Conclave prestaram juramento, conforme previsto pela Constituição Apostólica Universi Dominici
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Hannah Brockhaus 5 de mai de 2025 às 15:29
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Redação central 6 de mai de 2025 às 00:01
Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí, comenta o Evangelho de João 6,30-35. Os discípulos de Jesus vindos do judaísmo atribuíam grande importância a Moisés por