Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
A presidência da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau foi ocupada por Adja Satu Camara, que se autoproclamou, no dia 23 de setembro, como nova presidente do hemiciclo guineense, tendo já ocupado o gabinete do presidente sob proteção das forças de defesa e segurança.
Por: Casimiro Jorge Cajucam/RSM
Horas antes da ocupação, as fechaduras dos gabinetes do presidente do parlamento e de alguns membros da Comissão Permanente foram trocadas.
O presidente do parlamento, Domingos Simões Pereira, e os membros da Comissão Permanente da ANP, que participaram da reunião deste órgão na sexta-feira, 20 de setembro, foram impedidos de acessar seus gabinetes pelas Forças de Ordem Pública.
Antes da chegada de Adja Satu Camara, escoltada pelas forças de segurança, o Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo, esteve na sede do parlamento, onde anunciou a destituição de Domingos Simões Pereira da presidência da ANP e a nomeação de Adja Satu Camara como sua substituta.
Na quinta-feira anterior, o presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, havia advertido Domingos Simões Pereira de que, caso ele abordasse a situação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) na reunião da Comissão Permanente de sexta-feira, ele deixaria de ocupar a presidência da Assembleia Nacional Popular. Entretanto, na referida reunião de sexta-feira, a Comissão Permanente da ANP discutiu a situação atual do Supremo Tribunal de Justiça, resultando na concretização da ameaça do presidente Sissoco Embaló.
Sobre a ocupação de seu gabinete por Adja Satu Camara, segundo vice-presidente do parlamento, o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Domingos Simões Pereira, declarou inexistente o ato de nomeação de Adja Satu Camara como presidente interina da ANP.
Segundo DSP, esse ato não passa de uma distração em relação ao que é verdadeiramente importante, que é convocar o povo para eleger, de forma legítima, os seus representantes.
“Não reajo, porque não existe e não está prevista, seria pouco dizer que é “ilegal”, portanto é um ato inexistente, que só pode ser entendido como uma tentativa de distrair quilo que é essencial, que é de convocar o povo guineense para escolher legitimante os seus representantes”, considerou o político, afirmando que isso pode acontecer em condição de normalidade e a comissão permanente está determinada a criar condições para que a ida as urnas acontece num ambiente de normalidade e, é o que vai acontecer” disse.
Domingos Simões Pereira apelou a todas as forças vivas da nação para contribuírem na manutenção de um ambiente de paz social, de forma a garantir o bom funcionamento das instituições, e afirmou que, “caso a situação persista, poderá mobilizar o povo para acompanhá-lo nesta luta.
A Comissão Permanente da ANP assegurou que, apesar das tentativas de subversão da ordem constitucional, está firme na sua determinação de garantir o funcionamento pleno de todos os órgãos da Assembleia Nacional Popular.
A Liga Guineense dos Direitos Humanos já classificou como golpe de Estado a invasão ao gabinete do Presidente da ANP, realizada por Adja Satu Camara sob a proteção de policiais vinculados ao Ministério do Interior.
A Liga também exige que o Ministério Público abra um inquérito contra o Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo, por ter mobilizado as forças de segurança para a invasão da ANP.
Oiça aqui a reportagem e partilhe
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Evangelho e palavra do dia 05 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29 Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia
Evangelho e palavra do dia 04 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 23,1-4.19; 24,1-8.62-67 Sara viveu cento e vinte e sete anos, e morreu
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua