A “última milha” dos peregrinos é completamente reorganizada com a recuperação de um trecho ferroviário abandonado e uma acolhida estável na entrada de São Pedro.
Vatican News
Graças ao acordo entre a Fábrica de São Pedro e a Homo Viator – Fundação São Teobaldo da Diocese de Vicenza, desde maio passado está ativo em São Pedro um serviço voluntário permanente para a acolhida e o acompanhamento dos viajantes ao longo do percurso, até à meta: a Basílica de São Pedro. Romea Strata (este é o nome da iniciativa e do caminho de mesmo nome) une tradição, espiritualidade e acolhimento. Além do percurso reservado na Praça São Pedro para evitar as filas de turistas na Missa diária do Peregrino, a digitalização e sistematização da coleta de seus dados de chegada estão disponíveis para todos os viajantes (como já acontece em Assis e Santiago) e o reconhecimento do certificado Testimonium, precioso pergaminho com os ícones dos Santos Pedro e Paulo, entregue a todos os peregrinos, independentemente da distância percorrida, desde que não seja inferior a cem quilômetros.
A cavalo ou de bicicleta
De manhã e à tarde, os voluntários, já treinados, acolhem os peregrinos que chegam a pé e de bicicleta dentro do local instalado na praça na “passagem oranti”. Mas também a cavalo. Alberto Castello de Pereda, “peregrino da paz” (como se identifica), é espanhol, que chegou a Roma nos últimos dias a pé, diretamente de Jerusalém, no final de uma longa e difícil viagem, que se tornou mais complicada pelo conflito israelense-palestino. Em maio passado, um casal de Pisa chegou à Praça São Pedro a cavalo. No entanto, são muitos os peregrinos que chegaram de bicicleta. De junho a outubro de 2024, foram 3.700 Testimonium distribuídos pelos funcionários da Basílica, responsáveis pela acolhida.
Voluntariado ativo
O Jubileu de 2025 é uma oportunidade extraordinária de renovação espiritual e de encontro. Como nos séculos passados, também hoje quem se torna peregrino experimenta na sua vida o caminho com Deus, o desejo de fazer crescer a fé e de alcançar a meta com a oração do coração. Uma das experiências significativas deste ano jubilar é, sem dúvida, representada pelo voluntariado ativo para acolher em Roma peregrinos de todo o mundo.
Acolhimento e consideração
O arcipreste da Basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti, presidente da Fábrica de São Pietro declarou: “Estamos felizes que a Fundação Homo Viator – São Teobaldo nos ajude a acolher os peregrinos que vêm de muitas partes do mundo para visitar o túmulo de Apóstolo Pedro. Esta atenção e proximidade permitem-lhes sentir-se mais acolhidos e bem-vindos neste lugar único e querido por todos os fiéis do mundo. Desta forma é possível favorecer a meditação, o momento de interioridade que se cria durante o silêncio do longo caminho da fé”. “O acordo com a Fábrica de São Pedro é uma fonte de grande satisfação. Somos o único caminho que conseguiu organizar um serviço voluntário estável para os peregrinos à meta. A nossa missão é tornar a chegada a Roma um momento de grande significado espiritual”, explica pe. Raimondo Sinibaldi da Fundação Homo Viator – São Teobaldo.
O novo percurso
Uma inovação significativa diz respeito à modificação do último trecho que abandona a Via Trionfale por um novo percurso mais simples, seguro e agradável, que aproxima a Basílica a uma nova perspectiva, tornando a entrada em Roma mais simples e segura. O novo percurso, que leva os peregrinos diretamente a São Pedro, oferece uma perspectiva incomparável sobre a cidade. “Esta nova entrada não só melhorará a segurança, mas também oferecerá uma experiência única, permitindo viver intensamente a espiritualidade que marca a nossa caminhada rumo à nova Jerusalém. Agradeço, portanto, aos protagonistas destas obras, desde os parceiros Amodo e GreenWays até as instituições RFI e Roma Capital”, acrescentou pe. Sinibaldi.
Mais de mil quilômetros de percurso
A RFI (Rede Ferroviária Italiana) e Roma Capitale estão recuperando um trecho ferroviário abandonado, bem como o túnel Monte Ciocci, fechado há cerca de dez anos, valorizando a paisagem e criando um ambiente favorável para chegar a São Pedro. Em breve será anunciada a apresentação do novo guia Romea Strata, em colaboração com a editora Terre di Mezzo: o produto oferecerá um traçado detalhado de mais de mil quilômetros do percurso, destacando não só a conotação histórica, mas também os pontos de interesse sociocultural e natural ao longo do caminho. O guia será um instrumento fundamental para todos aqueles que desejam realizar esta viagem, oferecendo detalhes narrativos e práticos desde o ponto de partida em Tarvisio até Roma.
Fonte (Vatican News)
Estamos reproduzindo um artigo do site Vatican news.
A opinião do post não é necessariamente a opinião do nosso blog!