Bispo de Chiclayo defende Leão XIV de acusações de encobrir abusos
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Walter Sánchez Silva 12 de mai de 2025 às
Hospedando cardeais brasileiros, instituição reforçou a importância da Igreja no Brasil no cenário global.
Padre Robson Caramano - Roma
Durante os intensos dias que antecederam o Conclave e o funeral do Papa Francisco, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, transformou-se em um verdadeiro centro de comunhão, espiritualidade e fraternidade eclesial. A presença marcante de sete cardeais brasileiros hospedados no colégio evidenciou não apenas a coesão entre eles, mas também o papel cada vez mais relevante da Igreja do Brasil na vida da Igreja universal.
Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo Metropolitano de Salvador, Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Orani Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, e Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo Emérito de Brasilia, foram os cardeais brasileiros que, durante os dias solenes do funeral do Papa e do Conclave que elegeu Leão XIV, permaneceram no Colégio Pio Brasileiro. A instituição, fundada em 1934 para a formação do clero brasileiro em Roma, tornou-se também, neste momento, um espaço privilegiado de oração, fraternidade e diálogo entre os cardeais brasileiros.
O papel do Pontifício Colégio Pio Brasileiro durante o Conclave que elegeu leão XIV
“Ver esses homens da Igreja, de diferentes regiões do nosso imenso país, partilhando refeições, rezando juntos e refletindo sobre os caminhos da Igreja, é um testemunho bonito da nossa unidade e da vitalidade da Igreja no Brasil”, afirmou Monsenhor Valdir Cândido de Morais, reitor do colégio. “O Pio Brasileiro tornou-se, nestes dias, não apenas uma hospedagem, mas um verdadeiro lar para os nossos cardeais.”
Localizado próximo à Via Aurelia Antica, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro acolhe sacerdotes de todo o Brasil enviados para estudos em universidades pontifícias. Ao longo de décadas, formou gerações de padres, bispos e cardeais.
“Foi um tempo de graça. Saber que o Pio continua sendo um espaço de unidade e escuta da Igreja é motivo de grande alegria para nós que aqui servimos”, concluiu Mons. Valdir.
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Walter Sánchez Silva 12 de mai de 2025 às
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Diego López Marina 12 de mai de 2025 às
Hospedando cardeais brasileiros, instituição reforçou a importância da Igreja no Brasil no cenário global. Padre Robson Caramano – Roma Durante os intensos dias que antecederam
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! 12 de mai de 2025 às 16:33 O papa Leão
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Papa Leão XIV 12 de mai de 2025 às
O Pontífice, após o discurso aos representantes da mídia de todo o mundo, recebidos na Sala Paulo VI, cumprimentou alguns grupos de jornalistas. Recebeu de