Evangelho e palavra do dia 16 setembro 2025
Evangelho e palavra do dia 16 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,1-13 Caríssimo, eis uma palavra verdadeira: quem
Recebendo um grupo de peregrinos ligado ao Mosteiro das Agostinianas de Talavera de la Reina, Francisco falou da importância do bom humor no dia a dia, sem se esquecer de quem sofre, numa referência às vítimas das inundações na Espanha.
Vatican News
O Papa recebeu um grupo de peregrinos ligados ao Mosteiro das Agostinianas de Talavera de la Reina, na Espanha, que estão concluindo as celebrações dos 450 anos de fundação.
Desde sua criação, o mosteiro uniu a vida contemplativa ao serviço da educação cristã, mas ao grupo, Francisco falou de modo especial sobre a alegria, usando um termo específico: avinagrar.
“Quando um cristão, mais ainda uma religiosa, um religioso, perde o sentido do humor, se ‘avinagra’, e é tão triste ver um sacerdote, um religioso, uma freira ‘avinagrado’. Estão conservados no vinagre”, disse o Santo Padre em meio às risadas dos peregrinos.
“Um santo triste é um triste santo”, afirmou ainda o Papa, falando da importância de ter sempre o sorriso sobre os lábios. Mas não um sorriso qualquer e sim o sorriso que brota do coração, sem fingimento.
Outro conselho dado por Francisco foi sempre ter no coração as necesidades de quem sofre, em referência às vítimas das chuvas na Espanha. Na quarta-feira, o Papa recordou que na Praça São Pedro, por ocasião da Audiência Geral, estava presente uma imagen de Nossa Senhora dos Desamparados:
“Vocês sabem que há pessoas desempregadas? E quando alguém se lamenta que tem muito trabalho, pensem em quem não tem. Há pessoas que não podem pagar aluguel e serão desalojadas”, disse o Pontífice. Os religiosos, acrescentou, devem ter consciência de que quando entram num convento ou na casa paroquial, não correm o risco de ficarem desamparados e, por isso, devem pensar em quem dorme ao relento, em qualquer situação, debaixo de neve e chuva.
Antes de concluir, Francisco rezou com o grupo a oração do bom humor de São Tomás Moro:
"Senhor, dai-me uma boa digestão, mas também algo para digerir.
Concede-me a saúde do corpo, com o bom humor necessário para mantê-la. Dai-me, Senhor, uma alma simples, que saiba aproveitar tudo o que é bom e puro para que não se assuste diante do pecado, mas encontre o modo de colocar de novo as coisas em ordem.
Concede-me uma alma que não conheça o tédio, as murmurações, suspiros e lamentos, e não permitais que eu sofra excessivamente por esse ser tão dominante que chama “Eu”.
Dai-me, Senhor, senso de humor!
Concede-me a graça de compreender as piadas, para que conheça na vida um pouco de alegria e possa comunicá-la aos demais. Amém."
Evangelho e palavra do dia 16 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,1-13 Caríssimo, eis uma palavra verdadeira: quem
Evangelho e palavra do dia 15 setembro 2025 “`html Leitura da Carta aos Hebreus 5,7-9 Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do
Evangelho e palavra do dia 13 setembro 2025 “`python from bs4 import BeautifulSoup, NavigableString import re def process_liturgy_html(html_input: str) -> str: “”” Process daily liturgy
Evangelho e palavra do dia 12 setembro 2025 “`html Início da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1,1-2.12-14,1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por
Evangelho e palavra do dia 11 setembro 2025 “`html Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,12-17 Irmãos, vós sois amados por Deus, sois