Evangelho e palavra do dia 05 julho 2025
Evangelho e palavra do dia 05 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29 Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia
“Desejo que sejam sempre pessoas em movimento, em todas as idades: crianças, jovens, adultos, idosos, sempre em movimento. O peregrino não é apenas aquele que caminha, mas aquele que tem uma meta, e essa meta é Jesus Cristo, que nos permite entrar na vida nova, livres da escravidão do pecado”, disse Francisco ao receber em audiência, nesta sexta-feira, 3/01, os jovens e adolescentes da União Italiana dos Cegos e Deficientes Visuais.
Thulio Fonseca – Vatican News
O Papa recebeu na manhã desta sexta-feira, 3 de janeiro, no Vaticano, um grupo de jovens e adolescentes da União Italiana dos Cegos e Deficientes Visuais. O encontro ocorreu no contexto das atividades iniciais do Ano Jubilar de 2025, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”. Francisco deu as boas-vindas aos participantes, desejando-lhes um feliz Ano Novo e, em seguida, enfatizou a importância do Jubileu.
Papa Francisco durante a audiência desta manhã
"A palavra 'peregrinos' nos faz pensar em caminhar, por isso gostaria de desejar a vocês que sejam sempre pessoas em movimento", sublinhou o Santo Padre, deixando claro que isso é algo para todas as idades: "crianças, jovens, adultos, idosos, sempre em movimento, nunca parados, nunca estagnados, sempre com o desejo de seguir em frente". Segundo o Papa, o peregrino não é apenas aquele que caminha, mas aquele que tem um destino particular: a meta do peregrino é um lugar sagrado, que o atrai, que motiva a viagem e que o sustenta no esforço. Ele também destacou o simbolismo da Porta Santa:
“Naturalmente, trata-se de um símbolo: a Porta Santa representa Jesus Cristo, o seu Mistério de salvação, que nos permite entrar na vida nova, livres da escravidão do pecado, livres para amar e servir a Deus e ao próximo.”
Francisco incentivou os jovens a viverem seu itinerário de peregrinação com o desejo de encontrar Jesus:
“Que vocês não sejam apenas pessoas em movimento, mas também peregrinos, ou seja, desejosos de encontrar Jesus, de conhecê-lo, de ouvir sua Palavra, que dá sentido à vida, que a preenche com uma alegria nova, uma alegria diferente, uma alegria que não permanece ‘por fora’, na superfície, mas que enche o coração e o aquece, uma alegria que é paz, que é bondade, que é ternura. A alegria de Jesus é assim. Somente Jesus pode dar essa alegria.”
O Santo Padre saúda os presentes
O Papa também citou exemplos de jovens santos que encontraram Jesus e se tornaram sinais de esperança, como o Beato Pier Giorgio Frassati, que será canonizado em julho, além de santos amplamente conhecidos, como Francisco e Clara de Assis e Teresa do Menino Jesus:
"Queridos amigos, esses são peregrinos da esperança, adolescentes e jovens que encontraram o Senhor Jesus e caminharam com Ele, que é a esperança para cada homem, para cada mulher e também para o mundo."
Ao concluir, o Pontífice encorajou os presentes a seguirem o caminho de Jesus e a se tornarem sinais de esperança para o próximo:
“Sigamos esse caminho e nos tornaremos também pequenos sinais de esperança para aqueles que nos encontram. Esse é o desejo que faço para mim e para vocês.”
Francisco durante a audiência
Evangelho e palavra do dia 05 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29 Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia
Evangelho e palavra do dia 04 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 23,1-4.19; 24,1-8.62-67 Sara viveu cento e vinte e sete anos, e morreu
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
O que começou como um humilde encontro de oração em um apartamento estudantil em Viena no ano de 1987 transformou-se em um dos maiores e