Evangelho e palavra do dia 20 julho 2025
Evangelho e palavra do dia 20 julho 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro do Gênesis 18,1-10a Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao
Por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, Irmã Neusa Santos comenta situação dos religiosos no Brasil, seus desafios e as oportunidades para o futuro.
Victor Hugo Barros - Cidade do Vaticano
A Igreja celebra, neste domingo (02), o Dia Mundial da Vida Consagrada. No Brasil, segundo dados da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), mais de 30 mil religiosos - homens e mulheres - estão presentes em diferentes regiões do país, trabalhando em diversas frentes de atuação da Igreja.
“A vida consagrada é um testemunho profético em meio aos desafios do mundo atual. Em tempos de crise social, política e ambiental, os religiosos e as religiosas assumem a missão de ser presença de compaixão, solidariedade e compromisso com a justiça. A vivência dos conselhos evangélicos e o serviço aos mais necessitados, vulneráveis, e que tornam sinais concretos da esperança, apontando para um mundo mais fraterno e solidário”, conta a assessora de comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Neusa Santos.
Este ano, a comemoração do Dia da Vida Consagrada assume caráter jubilar. Para os brasileiros, o momento prepara, desde já, o Jubileu dos Religiosos, que acontecerá em Roma nos dias 08 e 09 de outubro.
“O Jubileu dos Religiosos é uma ocasião muito especial para a vida religiosa no Brasil renovar esta missão e vocação à vida consagrada. No Brasil, com muito entusiasmo, fazemos várias atividades, lives e movimentos preparativos a este grande Jubileu, onde a vida religiosa poderá peregrinar a Roma. Então há muitas iniciativas de encontros, de celebrações, já sendo realizados pela conferência dos religiosos do Brasil e por grupos de religiosas por ocasião deste grande momento”, esclarece Irmã Neusa.
Além das celebrações, o momento também será caracterizado por orações e reflexões diante dos desafios da vida religiosa na Igreja do Brasil. Entre eles, o envelhecimento das congregações, a secularização e a necessidade de adaptação às novas linguagens.
“Um dos principais desafios que todos somos conscientes é a diminuição das vocações e o envelhecimento das comunidades religiosas, que dificultam a sustentabilidade das obras missionárias. Mas também a sociedade contemporânea, que traz os desafios relacionados à secularização e a necessidade de atualizar uma linguagem e presença religiosa para dialogar com as novas gerações. A sinodalidade e a vivência comunitária também tornam um desafio sempre constante, porque exige um esforço de renovação e de adaptação”
Mesmo diante das adversidades, os consagrados não deixam de exercer sua missão. No centro, a oração e o serviço a quem precisa.
“Ser sinal de esperança na atualidade é justamente a vida religiosa ser um farol em meio aqueles que mais necessitam”, explicita Irmã Neusa.
Para continuar a ser este sinal, a vida consagrada no Brasil já projeta o futuro. Para os próximos anos, identidade profética, sinodalidade e o testemunho de esperança cristã.
“Nós vamos sempre ver que o futuro da vida religiosa está muito ligada à fidelidade criativa ao carisma. O Papa insiste que a vida religiosa consagrada precisa manter viva a identidade dos carismas fundacionais e ao mesmo tempo responder com criatividade os desafios atuais. E a sinodalidade e comunhão. O futuro da vida religiosa passa por isso também, porque a vida religiosa não pode ser vivida de forma isolada, ela precisa caminhar junto com as congregações, junto com a Igreja e também da colaboração da Igreja local com a sociedade”, pontua.
Evangelho e palavra do dia 20 julho 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro do Gênesis 18,1-10a Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao
Evangelho e palavra do dia 19 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 12,37-42 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram de Ramsés para
Evangelho e palavra do dia 18 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 11,10-12,14 Naqueles dias, Moisés e Aarão realizaram muitos prodígios diante do
Evangelho e palavra do dia 17 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 3,13-20 Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor do meio da
Evangelho e palavra do dia 16 julho 2025 “`html Leitura da Profecia de Zacarias 2,14-17 “Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar
Evangelho e palavra do dia 15 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 2,1-15a Naqueles dias, um homem da família de Levi casou-se com